Clarão no céu foi provocado por meteoro, dizem especialistas
Brasil e Mundo 21/02/2018 11h45 - Atualizado em 21/02/2018 12h13 |Por F5 News
Moradores de Sergipe e da Bahia relataram nas redes sociais que viram um clarão no céu de cidades dos dois estados na noite dessa terça-feira (20). Especialistas em astronomia confirmam que o fenômeno aconteceu por volta das 22h30 e foi provocado por um meteoro.
Câmeras de segurança registraram o momento em que uma luz se aproxima do mar, deixando o céu claro. Nas redes sociais, internautas chegaram a cogitar que se tratasse de uma explosão. O astrônomo Fernando Munaretto, que contou também ter visto o clarão, disse, em entrevista à TV Bahia, acreditar que o fenômeno tenha sido causado por um meteoro de alto brilho que estava a 100 km de distância do solo.
A Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), organização sem fins lucrativos que monitora meteoros, informou que um enorme bólido rasgou o céu e transformou a noite em dia exatamente às 22h27min da noite de terça.
“Esses meteoros são rochas que estão vagando pelo espaço, e às vezes cruzam o caminho da Terra e acabam queimando na atmosfera. Quando isso acontece, a rocha espacial produz um brilho intenso e então chamamos de “meteoro”, quando a rocha ainda não entrou na Terra o nome dado é meteoroide”, explicou a BRAMON.
Ainda segundo a entidade, o meteoro que foi visto no sentido nordeste para sudeste explodiu sobre o Oceano Atlântico, a cerca de 83Km da Praia de Garajuba e aproximadamente 29 Km de altitude.


O país teve, em 2024, 5,1 milhões de alunos de graduação em EaD

Decisão foi publicada pelo Departamento do Tesouro americano

Na Assembleia Geral da ONU, outros países também pretendem reconhecer formalmente o Estado da Palestina

Além de favorecer a eliminação de gordura no fígado, chá feito com planta pode melhorar a saúde digestiva e fortalecer o sistema imunológico

Pesquisa nacional mostra alta prevalência de ansiedade, depressão e burnout entre profissionais da medicina