Combustível e energia continuarão subindo
Banco Central prevê alta de 9,8% na gasolina e de 38,3% na conta de luz Brasil e Mundo 07/05/2015 19h30 |Da Redação
O BC (Banco Central) divulgou, nesta quinta-feira (7), a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) da última reunião, realizada nos dias 28 e 29 de abril, quando a taxa básica de juros, Selic, subiu para 13,25% ao ano. O relatório aponta que a gasolina, o botijão de gás e a energia elétrica vão pesar mais no bolso do brasileiro neste ano.
De acordo com o documento, a conta de luz vai ficar 38,3% mais cara, enquanto a gasolina ainda vai subir mais 9,8%, e o no preço do gás de bujão vai ficar 1,9% mais alto. A única queda prevista é a da tarifa de telefone fixo, que deve ser reduzida em 4,1%.
Desde a última reunião do Copom, a média das projeções coletadas pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin) para a variação do IPCA em 2015 passou de 7,47% para 8,25% e, para 2016, de 5,50% para 5,60%.
Ao todo, o comitê espera que os preços administrados por contrato e monitorados pelo Governo fiquem 11,8% mais caros neste ano. Na última reunião do Copom, realizada em março, a expectativa de alta para esses preços era de 10,7%. Para o próximo ano, o conjunto dos preços administrados deve subir 5,3%
Clique aqui e confira o documento na íntegra.


A ação ocorre neste sábado (13), com o objetivo de conscientizar sobre o câncer infantojuvenil

Embargos de declaração e infringentes podem atrasar trânsito em julgado da sentença

Ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão

Pesquisadores aguardam liberação da Anvisa para iniciar testes com a polilaminina, remédio feito a partir de uma proteína da placenta

Educadores esclarecem dúvidas comuns sobre estudar fora do Brasil e mostram que o sonho pode ser acessível