Como descobrir o abuso sexual contra crianças? | F5 News - Sergipe Atualizado

Como descobrir o abuso sexual contra crianças?
Especialista ressalta a importância de observar os sinais no dia a dia
Brasil e Mundo 13/03/2018 12h30 |


Infelizmente, a violência contra a criança e o adolescente é mais comum do que se imagina. Segundo dados da UNICEF, a cada sete minutos morre uma criança ou um adolescente em qualquer parte do mundo, nesse cenário de tragédias, o Brasil ocupa o 5º lugar com maior taxas de homicídios contra adolescentes. O abuso sexual está entre as formas de violência mais praticadas contra a criança e o adolescente. O tema tem sido abordado na novela “O outro lado do paraíso” da rede Globo, e tem apontado a importância dos cuidados com esse grupo vulnerável.

Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida, explica que é necessário observar os sinais como a inquietação ou o medo. “Você deve observar se seu filho parece estar hesitante ou com medo de ir para casa. Crianças abusadas geralmente também podem mostram reações extremas a barulhos altos, a movimentos repentinos ou até mesmo a toques físicos. Mesmo quando o abuso é sexual, estes sinais devem ser observados”, coloca.

Segundo a especialista, a família das vítimas desse tipo de violência se apresenta desestruturada e geralmente requer apoio psicológico. As consequências para as vítimas são diversas, e podem ir de danos psicológicos a danos físicos. Com os abusos sexuais, a criança e o adolescente têm a autoestima afetada, podendo dificultar o planejamento do futuro, esclarece.

Apesar da gravidade da violência e dos danos causados, é possível que as crianças e adolescentes vítimas dessa violência busquem tratamento. “Inicialmente, essas crianças necessitam de um apoio social. Subsídios suficientes para que a situação de rua não retorne. É preciso ainda identificar que os abusos sexuais possuem algumas diferenças com a exploração sexual, sendo esta última ainda mais grave, pois coloca a vida das crianças ainda mais em risco. O tratamento psicológico deve ser pautado em sua autoestima e no apoio com sua crença interna, fazendo com que a criança desenvolva outras habilidades diferentes das sexuais”, elucida.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução/Freepik
22/09/2025  15h42 Brasil já tem mais alunos em graduação Ead do que em aulas presenciais
O país teve, em 2024, 5,1 milhões de alunos de graduação em EaD
Gustavo Moreno / STF
22/09/2025  13h47 Governo dos EUA impõe Lei Magnitsky à mulher de Alexandre de Moraes
Decisão foi publicada pelo Departamento do Tesouro americano
Freepik/ Ilustrativa
22/09/2025  09h33 Reino Unido, Canadá e Austrália reconhecem Estado da Palestina
Na Assembleia Geral da ONU, outros países também pretendem reconhecer formalmente o Estado da Palestina
FREEPIK
21/09/2025  17h00 Chá anti-inflamatório de planta comum ajuda a limpar gordura no fígado
Além de favorecer a eliminação de gordura no fígado, chá feito com planta pode melhorar a saúde digestiva e fortalecer o sistema imunológico
Freepick
21/09/2025  13h00 Estudo: mais de 40% dos médicos brasileiros têm transtornos mentais
Pesquisa nacional mostra alta prevalência de ansiedade, depressão e burnout entre profissionais da medicina

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado