Como descobrir o abuso sexual contra crianças?
Especialista ressalta a importância de observar os sinais no dia a dia Brasil e Mundo 13/03/2018 12h30 |Infelizmente, a violência contra a criança e o adolescente é mais comum do que se imagina. Segundo dados da UNICEF, a cada sete minutos morre uma criança ou um adolescente em qualquer parte do mundo, nesse cenário de tragédias, o Brasil ocupa o 5º lugar com maior taxas de homicídios contra adolescentes. O abuso sexual está entre as formas de violência mais praticadas contra a criança e o adolescente. O tema tem sido abordado na novela “O outro lado do paraíso” da rede Globo, e tem apontado a importância dos cuidados com esse grupo vulnerável.
Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida, explica que é necessário observar os sinais como a inquietação ou o medo. “Você deve observar se seu filho parece estar hesitante ou com medo de ir para casa. Crianças abusadas geralmente também podem mostram reações extremas a barulhos altos, a movimentos repentinos ou até mesmo a toques físicos. Mesmo quando o abuso é sexual, estes sinais devem ser observados”, coloca.
Segundo a especialista, a família das vítimas desse tipo de violência se apresenta desestruturada e geralmente requer apoio psicológico. As consequências para as vítimas são diversas, e podem ir de danos psicológicos a danos físicos. Com os abusos sexuais, a criança e o adolescente têm a autoestima afetada, podendo dificultar o planejamento do futuro, esclarece.
Apesar da gravidade da violência e dos danos causados, é possível que as crianças e adolescentes vítimas dessa violência busquem tratamento. “Inicialmente, essas crianças necessitam de um apoio social. Subsídios suficientes para que a situação de rua não retorne. É preciso ainda identificar que os abusos sexuais possuem algumas diferenças com a exploração sexual, sendo esta última ainda mais grave, pois coloca a vida das crianças ainda mais em risco. O tratamento psicológico deve ser pautado em sua autoestima e no apoio com sua crença interna, fazendo com que a criança desenvolva outras habilidades diferentes das sexuais”, elucida.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing


O país teve, em 2024, 5,1 milhões de alunos de graduação em EaD

Decisão foi publicada pelo Departamento do Tesouro americano

Na Assembleia Geral da ONU, outros países também pretendem reconhecer formalmente o Estado da Palestina

Além de favorecer a eliminação de gordura no fígado, chá feito com planta pode melhorar a saúde digestiva e fortalecer o sistema imunológico

Pesquisa nacional mostra alta prevalência de ansiedade, depressão e burnout entre profissionais da medicina