Estudo: carne vermelha e processados podem aumentar risco de demência
Pesquisa de 15 anos mostrou maior incidência de demência entre idosos que consumiam carne vermelha e alimentos processados em excesso Brasil e Mundo | Por Metrópoles 14/09/2025 10h30 |Um estudo realizado ao longo de 15 anos mostra novas evidências de que, em excesso, o consumo de carne vermelha, alimentos processados e bebidas adoçadas pode aumentar o risco de doenças neurológicas associadas à idade, como demência, Alzheimer e Parkinson.
A pesquisa liderada por cientistas espanhóis e suecos foi publicada na revista científica Nature Aging, em julho. Para chegar à conclusão, os cientistas analisaram dados de 2.473 idosos, sendo a maioria mulheres com pouco mais de 70 anos.
Durante a longa observação, os participantes não foram submetidos a dietas específicas. Todos seguiam rotinas alimentares normais, que eram analisadas e classificadas de acordo com a semelhança e padrões saudáveis reconhecidos cientificamente.
O que é o Alzheimer?
- O Alzheimer é uma doença que afeta o funcionamento do cérebro de forma progressiva, prejudicando a memória e outras funções cognitivas.
- Ainda não se sabe exatamente o que causa o problema, mas há indícios de que ele esteja ligado à genética.
- É o tipo mais comum de demência em pessoas idosas e, segundo o Ministério da Saúde, responde por mais da metade dos casos registrados no Brasil.
- O sinal mais comum no início é a perda de memória recente.
- Com o avanço da doença, surgem outros sintomas mais intensos, como dificuldade para lembrar de fatos antigos, confusão com horários e lugares, irritabilidade, mudanças na fala e na forma de se comunicar.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.





