Lei da Gorjeta entra em vigor em todo o país | F5 News - Sergipe Atualizado

Lei da Gorjeta entra em vigor em todo o país
Brasil e Mundo 13/05/2017 15h45 |


Começa a valer neste sábado (13) em todo o país a Lei da Gorjeta, que será aplicada a bares, restaurantes, hotéis, motéis e a todo tipo de estabelecimento onde os funcionários recebam esse valor adicional.

A lei prevê que a gorjeta deverá ser agora registrada na carteira de trabalho dos funcionários como parte do salário deles. O patrão deverá fazer o registro do salário fixo do trabalhador e anotar a gorjeta como um percentual a mais, a ser calculado com o valor médio recebido nos últimos 12 meses. Se houver redução no recebimento das gorjetas, o empregador deverá arcar com o valor registrado na carteira dos empregados.

Para o ministro do Turismo, Marx Beltrão, a regulamentação vai beneficiar especialmente os trabalhadores do setor e incentivar “aqueles que estão na linha de frente do atendimento ao turista”. Para o governo, há também a expectativa de que a mudança na legislação ajude a aumentar a arrecadação de encargos sociais, previdenciários e trabalhistas, uma vez que o registro como salário garante que parte do valor recebido pelos comerciantes seja destinada a isso.

Para os estabelecimentos inscritos no Simples Nacional, a nova lei prevê que até 20% do que for arrecadado em gorjetas sejam destinados a esse tipo de encargo. Nos demais casos, até 33% do valor deverão ser destinados a isso. O restante do valor deve ser integralmente repassado aos funcionários.

A fiscalização será feita pelos sindicatos, no caso de empresas que tenham até 60 funcionários, ou pelos próprios trabalhadores no caso das empresas com número de contratados acima de 60. Nesse caso, deve ser criada uma comissão dos trabalhadores para fazer a fiscalização.

A lei foi sancionada pelo presidente Michel Temer em 13 de março, mas com previsão de prazo para entrar em vigor para que os estabelecimentos pudessem se ajustar às novas regras. A partir de agora elas deverão ser aplicadas obrigatoriamente.

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Freepik/ Ilustrativa
20/09/2025  16h00 Alta incidência de quedas expõe vulnerabilidade dos idosos no Brasil
Estudo revela que 63% já sofreram quedas e 90% vivem com medo de cair, cenário acima da média global que afeta mobilidade, independência e saúde mental
Agência Brasil
20/09/2025  10h30 Brasil tem redução recorde na lista Piores Formas de Trabalho Infantil
Em 2024, 560 mil crianças e adolescentes atuavam nas atividades
Cristian Camilo/Divulgação
20/09/2025  08h04 Justiça nega prorrogar patente de substância de caneta emagrecedora
Decisão autoriza terceiros a produzir medicamento
 Marcello Casal
19/09/2025  17h30 35 anos do SUS: sistema é maior conquista social do país, diz ministro
Tempo de espera para consultas e exames é desafio histórico
Ministério do Trabalho/Divulgação
19/09/2025  12h30 IBGE aponta que trabalho infantil no Brasil reduziu 21,4% em oito anos
Em 2024, eram 1,65 milhão de crianças e adolescentes

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado