Níveis de poluição do ar em Nova Délhi seguem disparados pelo segundo dia
Brasil e Mundo 08/11/2017 21h00 |Os níveis de poluição do ar na capital da Índia seguem disparados nesta quarta-feira (8), pelo segundo dia consecutivo, o que levou as autoridades locais a recomendarem que os cidadãos evitem qualquer tipo de exercício físico ao ar livre e a ordenar o fechamento dos colégios.
Gufran Beig, diretor do SAFAR, organização pública encarregada de supervisionar a qualidade do ar na Índia, indicou à Agência Efe que a poluição se mantém em um nível alto pela convergência de três fatores: as emissões frequentes da indústria e dos transportes, as condições meteorológicas atuais e a queima de restolho nas regiões dos arredores.
Beig afirmou que o vento empurrou para Delhi a fumaça gerada pela queima de restolho nos estados nortistas de Punjab e Haryana e ao chegar à capital, ficou "presa" porque "o vento é mínimo e não há altos níveis de umidade".
Segundo dados do Escritório Central de Controle da Poluição (CPCB), às 11 local (3h30, em Brasília), na área de Punjabi Bagh, no noroeste da cidade, a concentração de partículas PM10 (aquelas menores de 10 mícrons) foi de 1.314 por metros cúbicos e a de PM2,5 (inferiores a 2,5 mícrons) alcançou 796.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a concentração de 200 partículas por metros cúbicos é "muito insalubre", enquanto de 300 adiante transformam o ar em "tóxico".
"Esta situação (de altos níveis de poluição) se manterá até amanhã e depois de amanhã a situação melhorará um pouco", explicou o diretor do SAFAR, que recomendou evitar qualquer atividade física ao ar livre e fechar todas as janelas das casas.
O chefe de Governo de Delhi, Arvind Kejriwal, que ontem afirmou que a capital indiana "se transformou uma câmara de gás", anunciou hoje sua intenção de se reunir com as autoridades dos estados nortistas de Punjab e Haryana para "encontrar soluções" à queima de restolho.
O Governo de Nova Délhi ordenou ontem o fechamento de todos os colégios da capital e pediu às crianças e idosos que evitem ficar ao ar livre.
Com cerca de 17 milhões de habitantes, Nova Délhi é uma das cidades mais populosas do mundo e uma das capitais de país mais poluídas do planeta, enquanto a Índia concentra 13 das 20 cidades mais poluídas, segundo a OMS.
Fonte:EFE


Além de favorecer a eliminação de gordura no fígado, chá feito com planta pode melhorar a saúde digestiva e fortalecer o sistema imunológico

Pesquisa nacional mostra alta prevalência de ansiedade, depressão e burnout entre profissionais da medicina

Ministério de Minas e Energia (MME) diz que o horário de verão, suspenso desde 2019, é “permanentemente avaliado”

Estudo revela que 63% já sofreram quedas e 90% vivem com medo de cair, cenário acima da média global que afeta mobilidade, independência e saúde mental

Em 2024, 560 mil crianças e adolescentes atuavam nas atividades