Novos financiamentos do Fies no segundo semestre são incertos, diz MEC | F5 News - Sergipe Atualizado

Novos financiamentos do Fies no segundo semestre são incertos, diz MEC
Brasil e Mundo 05/05/2015 10h53 |


A abertura de novos financiamentos para cursos do ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) dependerá da disponibilidade orçamentária. “Estamos esperando a definição do Orçamento para ver como fica o segundo semestre”, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro (foto).

O Fies registrou 252.442 novos financiamentos neste semestre, que movimentarão R$ 2,5 bilhões. “Nós estamos na expectativa da definição do Orçamento e não posso afirmar, neste momento, se [haverá] e qual será o montante de recursos para uma segunda edição neste ano”, disse o ministro.

Os cortes no Orçamento de 2015 serão definidos pela presidenta Dilma Rousseff, que avaliará as prioridades de cada ministério para decidir os recursos contingenciados em cada área. Além de assinar os novos contratos, o MEC comprometeu-se a renovar os contratos vigentes, que somam 1,9 milhão. Para isso, serão necessários pelo menos R$ 15 bilhões este ano.

Em relação aos critérios de classificação usados nesta edição, o ministro disse que isso está sendo avaliado, mas que deverão ser mantidos. Os candidatos tiveram que alcançar pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirar nota superior a 0 na redação. Além disso, os cursos mais bem avaliados pelo MEC ganharam a condição de prioritários.

"Nós vamos estudar, porque a mudança de critérios para esta edição trouxe vantagens. O número de cursos de mais alta qualidade, os cursos de nota 5, passou de 8% para 20% do total. Temos cerca de 50 mil financiados pelo Fies que estão em cursos muito bons, nota 5. Pelo critério anterior teríamos apenas 20 mil", explicou o ministro.

Em 2016, ele garante que haverá abertura para novos financiamentos, mas ainda não há previsão de recursos. O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. 

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Divulgação
12/09/2025  08h51 Shopping Jardins promove ação educativa sobre o câncer retinoblastoma
A ação ocorre neste sábado (13), com o objetivo de conscientizar sobre o câncer infantojuvenil
Hugo Barreto/Metropoles
12/09/2025  07h38 Bolsonaro pode recorrer? Veja próximos passos após condenação no STF
Embargos de declaração e infringentes podem atrasar trânsito em julgado da sentença
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
12/09/2025  07h23 Defesa de Bolsonaro diz que penas foram excessivas e vai recorrer
Ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão
Foto: Arquivo F5 News
11/09/2025  12h21 Tratamento brasileiro devolve movimento a pessoas com lesão na medula
Pesquisadores aguardam liberação da Anvisa para iniciar testes com a polilaminina, remédio feito a partir de uma proteína da placenta
Divulgação
10/09/2025  19h00 9 mitos e verdades sobre fazer faculdade no exterior
Educadores esclarecem dúvidas comuns sobre estudar fora do Brasil e mostram que o sonho pode ser acessível

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado