STF julga nesta terça (9) o último núcleo da trama golpista de 2025
6 réus ligados à tentativa de golpe terão sustentações orais na terça. Núcleo 2 reúne ex-assessores, policiais e militares acusados pela PGR Brasil e Mundo | Por Metrópoles 08/12/2025 08h40 |Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgam, a partir desta terça-feira (9), os réus do núcleo 2 da trama golpista. É o último dos quatro núcleos que serão julgados em 2025, concluindo as ações penais dos envolvidos que atuaram para um golpe de Estado no país.
O presidente da Turma, ministro Flávio Dino, abrirá a sessão por volta das 9h. Na sequência, passa a palavra ao relator, ministro Alexandre de Moraes, que lê o relatório do caso envolvendo os réus.
Quem são os réus do núcleo 2
● Silvinei Vasques – ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na gestão de Bolsonaro;
● Fernando de Sousa Oliveira – ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do DF;
● Filipe Garcia Martins Pereira – ex-assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência;
● Marcelo Costa Câmara – coronel do Exército e ex-assessor de Bolsonaro;
● Marília Ferreira de Alencar – delegada da Polícia Federal e ex-subsecretária de Segurança Pública da Distrito Federal; e
● Mário Fernandes – general da reserva do Exército e kid preto.
Depois disso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, sustentará a acusação por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR), podendo pedir,ou não, a condenação dos denunciados. Ele não é obrigado a utilizar todo o tempo previsto.
Concluída essa etapa, os advogados dos réus terão uma hora para apresentar as defesas perante os ministros da Turma. A expectativa é de que a sessão desta terça-feira seja dedicada exclusivamente às sustentações orais, considerando que são seis réus.
Assim, espera-se que o ministro Alexandre de Moraes inicie a leitura de seu voto já na quarta-feira (10).
