Veja 5 sinais de que seu corpo está desidratado, segundo nefrologistas
Algumas alterações no corpo podem indicar que o rim está trabalhando mais do que deveria. Entenda como acontece e quem tem mais risco Cotidiano | Por Metrópoles 08/12/2025 10h00 |A baixa ingestão de água costuma passar despercebida, mas pode alterar o funcionamento de todo o organismo antes mesmo da sede surgir. Os rins são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar substâncias tóxicas, por isso, são os primeiros a sentir quando o corpo está desidratado.
Mesmo uma desidratação leve traz prejuízos para a mente e o corpo. Na mente, a concentração diminui e a memória é afetada. No corpo, o desempenho em exercícios cai, a pressão arterial diminui e a temperatura corporal pode aumentar, podendo evoluir para exaustão por calor.
Isso tudo acontece porque o organismo entra em “modo de economia de água”, sobrecarregando os rins, que precisam intensificar a reabsorção de líquido para manter as funções vitais.
Principais sinais de um corpo desidratado
A desidratação contínua provoca sintomas pouco específicos, o que faz muita gente não relacioná-los à falta de água. Especialistas ouvidos pelo Metrópoles listaram os principais sinais que podem aparecer no dia a dia:
● Cansaço constante: surge pela menor irrigação dos tecidos e pela queda na oxigenação do cérebro e dos músculos.
● Dor de cabeça frequente: o volume reduzido de sangue circulante faz o corpo funcionar em ritmo mais lento, favorecendo episódios de dor.
● Tontura ao levantar: o organismo tem dificuldade de estabilizar a pressão arterial quando o volume de líquido está baixo.
● Urina escura ou com odor forte: a concentração aumenta porque o rim tenta reter água, deixando o xixi mais escuro e denso.
● Menor volume de urina ao longo do dia: o corpo diminui o ritmo de produção de xixi para economizar líquido e proteger funções essenciais.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
