Teste da linguinha em recém-nascidos pode virar obrigatório | F5 News - Sergipe Atualizado

Teste da linguinha em recém-nascidos pode virar obrigatório
Maternidades podem ser obrigadas a diagnosticar língua presa
Brasil e Mundo 12/03/2014 15h16 |


Maternidades e hospitais podem ser obrigados a realizar o chamado teste da linguinha nos recém-nascidos. O objetivo é diagnosticar precocemente os casos conhecidos como língua presa. O projeto (PLC 113/2013) foi aprovado nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, mas antes de seguir para sanção presidencial ainda depende da aprovação do plenário da Casa.

Segundo o autor da proposta, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), a língua presa pode causar dificuldades na sucção, na deglutição, na mastigação e na fala. A dificuldade na sucção causaria ainda o desmame precoce. O teste da linguinha nos recém-nascidos possibilitaria o tratamento imediato e prevenção desses problemas.

Para o relator da matéria no Senado, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), a medida é muito importante para a saúde das crianças. Ele ressaltou o prejuízo que a doença pode causar nos primeiros dias e meses de vida, já que afeta a amamentação, e também quando as crianças estão maiores.

“Em etapas posteriores, outras funções, a exemplo da mastigação e da fala, também podem ser prejudicadas. O distúrbio da fala ou da pronúncia (dislalia) pode interferir nas atividades escolares, sociais e familiares da criança, o que ressalta a importância do diagnóstico e do tratamento precoces da anomalia”, afirmou Amorim.

Ainda segundo o senador, o tratamento cirúrgico, quando indicado, é simples, rápido e pode ser feito com anestesia local durante a permanência do bebê no hospital.
 

 

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Divugação CAPES
05/09/2025  11h18 Rochas feitas de plástico são achadas em ilha no sudeste brasileiro
É a primeira vez que rochas feitas de plástico são encontradas no Brasil. Segundo os pesquisadores, fenômeno ocorre devido a ação humana
Arquivo/MDS
05/09/2025  10h06 Assistência ao parto avança no Brasil, mas pré-natal ainda preocupa
Dados fazem parte da Pesquisa Nascer no Brasil 2, feita pela Fiocruz
Freepik/ Ilustrativa
04/09/2025  14h00 Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade no SUS
Doença é uma das únicas sem tratamento medicamentoso no SUS
Reprodução/ Instagram
04/09/2025  12h42 Preso na Espanha, candidato mais rico do Brasil apela ao STF e perde
Acusado de fraude, empresário João Henrique Pinheiro foi preso em Madri após entrar na lista vermelha da Interpol a pedido da Bolívia
Reprodução redes sociais/ @giorgioarmani
04/09/2025  12h42 Giorgio Armani morre aos 91 anos. Conheça a trajetória do estilista
O italiano faleceu nesta quinta-feira (4). A partir da marca fundada em 1975, Armani construiu um império na moda

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado