69% dos atendimentos realizados no Huse são de baixa complexidade, diz SES | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
69% dos atendimentos realizados no Huse são de baixa complexidade, diz SES
Segundo levantamento, cerca de 6 mil atendimentos são realizados por mês na unidade
Cotidiano | Por F5 News 21/09/2023 19h00 |


De acordo com o levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado nesta quinta-feira (21), cerca de 69% dos atendimentos realizados no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) são considerados de baixa complexidade. 

Segundo a pasta, a unidade especializada em urgências realiza cerca de seis mil atendimentos por mês no pronto-socorro. E entre os casos de menor gravidade estão dores de cabeça, tosse, coriza, cansaço, gripe, resfriado, vômitos, hipertensão arterial, dor nos olhos e nos dentes, além de outros sintomas considerados não urgentes pela unidade. 

Segundo Waltenis Júnior, superintendente do Huse, boa parte dos atendimentos de baixa complexidade realizados pelo Hospital poderiam ser atendidos em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ou nas Redes de Atenção Básica localizadas nos municípios do estado.

“Sabemos que o Huse é uma grande unidade e as pessoas acabam procurando o hospital por diversas causas. Temos um número bastante considerável dos nossos atendimentos, que deveriam ser de urgência e emergência e ficam voltados à baixa complexidade. Esses pacientes podem ter suas queixas minimizadas e até mesmo solucionadas nas redes primárias e secundárias de Saúde”, afirmou.

Outro dado apontado no levantamento é o índice de vítimas de acidentes de trânsito. Segundo os números da SES, entre os meses de janeiro a agosto deste ano já foram registrados 3.288 acidentes no estado entre colisões, atropelamentos e outros acidentes com carros e motos. 

Segundo Waltenis, a intenção é otimizar os fluxos de atendimento para que os pacientes possam ter uma recuperação de maneira mais humanizada.

Segundo a SES, as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) são estabelecidas pela Portaria nº 4.279 do Ministério da Saúde.

"No caso dos atendimento realizados no Huse, as áreas que compõem a assistência em saúde de média e alta complexidade são procedimentos traumato-ortopédicos, cirurgias ambulatoriais especializadas, assistência ao paciente oncológico, ao portador de doença renal crônica, ao portador de queimaduras, procedimentos de neurocirurgia, entre outras", disse a pasta.

Com informações da Agência Sergipe.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Abrablin
07/10/2025  17h30 Justiça mantém contrato de carro blindado da prefeita de Aracaju, diz Prefeitura
Reprodução/SSP
07/10/2025  16h54 Homem é preso por vender drogas dentro da cadeia pública de Areia Branca
Mario Sousa
07/10/2025  16h54 Projeto da Universidade Estadual de Sergipe será apresentado até o fim do ano
FHS
07/10/2025  16h29 MPF aciona Justiça para barrar demissões na Fundação Hospitalar de Saúde
Arthuro Paganini
07/10/2025  16h20 Aruana se consolida como polo imobiliário e atrai novos investimentos

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado