Até a madrugada do sábado, fortes chuvas podem surgir
Típico da mudança de estação, pode haver queda de granizo Cotidiano 23/11/2012 18h30 |Por Míriam Donald
A Defesa Civil foi alertada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) devido ao forte calor e à alta umidade relativa do ar. A Secretaria informou em boletim que há condições de chuvas virem acompanhadas de rajadas de ventos fortes, descargas elétricas e acumulados significativos de precipitação em um curto período de tempo.
Segundo a meteorologista da Semarh, Aline Oliver, o estado é de atenção e alerta, sendo que quando é de alerta, a proporção é de 90% para que haja o fenômeno esperado. Ela explica que o sistema é típico de verão. “O sistema está no início da primeira fase e tem condições de evoluir, por isso estamos monitorando, já que pode se desenvolver de maneira mais forte.”
Sobre as chuvas, o Estado inteiro está em atenção. A Zona de Convergência está com vários complexos de estabilidade e sai do Amazonas estendendo-se até a região Sudeste e agora subiu para a Bahia. “Essas chuvas são fortes e rápidas e ocorrem entre a primavera e o verão. Da Bahia para chegar até nós é muito rápido”, diz Aline.
Também podem ocorrer quedas de granizo. “Não é o granizo do sul do país que advêm da massa de ar frio, é outro processo de formação, outro tipo de granizo”, explica. Segundo a meteorologista, quando o ar está quente, ele quer subir e quando há muitas nuvens pesadas elas descem, criando um processo de inversão. “Quanto mais nuvem fria, a tendência é o granizo.”
A temperatura é sempre alta e no sábado (24), o sol já retorna a predominar apenas com chuvas rápidas no início da manhã e a noite com efeito de brisa.


A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício

Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos

Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia