Dia da ovulação define sexo do bebê? Ginecologistas esclarecem teoria
Ginecologistas explicam por que a teoria, divulgada pelas atletas Bia e Branca Feres, não tem base científica Entretenimento | Por Metrópoles 21/09/2025 10h30 |Um vídeo publicado pela atletas olímpicas e influenciadoras Bia e Branca Feres viralizou nas redes sociais ao sugerir, por meio de uma teoria, que é possível escolher o sexo do bebê apenas controlando o dia da relação sexual em relação à ovulação. Na legenda da publicação, as gêmeas afirmaram com entusiasmo: “E foi assim que escolhemos o meninão da Branca. Não é maluquice não hahahah isso funciona!” Assista ao vídeo.
A teoria por trás da fala vem sendo propagada desde os anos 1960 e ficou conhecida como “método Shettles”. Mas segundo as médicas ouvidas pelo Metrópoles, a ideia não tem comprovação cientifica e pode acabar gerando expectativas irreais em casais que sonham com um sexo específico para seus filhos.
A origem da teoria: o que diz o método Shettles?
Segundo as especialistas, o chamado método Shettles propõe que haveria diferenças significativas entre os espermatozoides que carregam o cromossomo X (que originaria uma menina) e os que carregam o cromossomo Y (associado a um menino). A teoria é baseada em três premissas:
- Espermatozoides Y: mais rápidos, mas menos resistentes;
- Espermatozoides X: mais lentos, mas mais resistentes;
- Relação no dia exato da ovulação aumentaria as chances de menino;
- Relação alguns dias antes da ovulação aumentaria as chances de menina.
Apesar de parecer lógico, esse raciocínio não se sustenta diante do conhecimento atual sobre fertilidade e reprodução humana.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.





