Banese permanece sem negociação com bancários
Operação Carrossel fechou mais duas agências Cotidiano 25/04/2012 09h50 |Por Fernanda Araujo
A “Operação Carrossel” do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE) continua agindo em várias agências bancárias de Aracaju. Na última terça-feira (24), o sindicato fechou duas agências do Banese, a Magazine, localizada no centro e a de Santos Dumont. Os bancários permaneceram ontem de plantão nas duas agências para tentar impedir a entrada dos funcionários.
Segundo o secretário de imprensa e comunicação do Seeb, Adilson Azevedo, a operação vai continuar até que a diretoria do banco cumpra o acordo do Plano de Cargos e Salários (PCS). “Por enquanto, em cada semana a gente fecha agências em um dia e abre no outro dia. Se o banco nos chamar para negociar, a gente para a operação”.
De acordo com Azevedo, o banco contratou uma consultoria para elaborar o PCS, entrando em desacordo com a categoria. “O plano já está feito e era para ser implementado no dia 20 de março, agora o banco contratou essa consultoria que acreditamos ser desnecessário. Estamos aguardando a ação de cumprimento que entramos na Justiça”, explica.
O PCS foi elaborado por uma comissão especial formada por funcionários da instituição, por indicação da diretoria do banco e do Sindicato dos Bancários.A greve de surpresa deu início em 12 de abril, após decisão da categoria em assembleia, para pressionar o cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho, em favor do Plano de Cargos e Salários no Banco do Estado de Sergipe (Banese). Agências como a do Calçadão da João Pessoa, do Ponto Novo, Porto Belo tiveram suas atividades suspensas por um dia.
“Não vamos dizer nem o dia e nem o local. Entendemos que esta é uma forma do sindicato se defender. O banco está descumprindo o acordo que fez com o sindicato. O Banese não tem razão de descumprir o que foi acordado com os sindicalistas sobre o Plano de Cargos e Salários”, resume o presidente do Seeb, José Souza.


Lamarão, Bugio e Jabotiana recebem água para usos domésticos enquanto força-tarefa trabalha na normalização do abastecimento

Vítima está internada em estado grave há 13 dias; Justiça autorizou prisão após investigação da Polícia Civil

Gestão municipal pede plano emergencial com carros-pipa e fiscalização da Agrese para garantir restabelecimento do abastecimento

Capital sergipana deve ter céu nublado e chuva isolada

Famílias podem pedir online até R$ 8,1 mil e parcela de R$ 50 mil