Cardiologista aponta qual é a pior bebida para a saúde do coração
O cardiologista Rafael Marchetti cita a bebida perigosa para o funcionamento do coração e explica o que essa opção traz na composição Cotidiano | Por Metrópoles 10/12/2025 20h30 |Com a função de bombear o sangue, o coração pode ter o funcionamento prejudicado por uma série de hábitos, desde o sedentarismo até a má higiene bucal. Também integra esse rol a alimentação, principalmente quando engloba opções ricas em gorduras, sal, açúcar e ultraprocessados. Diante desse tópico, a coluna Claudia Meireles acionou um cardiologista para saber: qual é a pior bebida para a saúde do órgão?
De acordo com o médico Rafael Marchetti, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), existem muitas bebidas com potencial de afetar o coração. “Se tivesse que escolher uma, destacaria os refrigerantes, especialmente as versões açucaradas. Essas opções combinam altas doses de açúcar com aditivos químicos e, por vezes, cafeína.”
O especialista explica como o consumo de refrigerantes prejudica o coração: “O excesso de açúcar provoca elevação dos níveis de glicose, sobrecarregando o pâncreas e favorecendo o desenvolvimento de resistência à insulina, doenças metabólicas e inflamação crônica. Isso, ao longo do tempo, desgasta as artérias e aumenta o risco de hipertensão, infarto e outras doenças cardiovasculares.”
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.
