Concertos Natalinos encerram Temporada de 40 anos da Orquestra Sinfônica de Sergipe
Apresentações nos dias 17 e 18 de dezembro trazem Oratório de Natal de Saint-Saëns e celebram ainda duas décadas do Coro Sinfônico Variedades 11/12/2025 17h57 |A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realiza seus tradicionais Concertos Natalinos nos dias 17 e 18 de dezembro, às 20h, no Teatro Tobias Barreto, encerrando a Temporada 2025 de celebração aos seus 40 anos. A ocasião marca também os 20 anos de criação do Coro Sinfônico da Orsse, que integra o programa com destaque especial para a apresentação do Oratório de Natal, do compositor francês Camille Saint-Saëns (1835-1921), além de canções natalinas. Os ingressos estão disponíveis a preços populares na plataforma Sympla e nas bilheterias do Teatro Tobias Barreto. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com patrocínio do BaneseCard e apoio do Instituto Banese.
O concerto será regido pelo maestro Guilherme Mannis, diretor artístico da Orsse, e contará com os solistas Nalini Menezes (soprano), Aline Araújo (mezzo-soprano), Jackson Trindade (tenor) e Roziel Benvindo (barítono). O Coro Sinfônico, sob regência de Daniel Freire com preparação vocal e solos natalinos de Verônica Santos, apresentará um repertório que mescla obras clássicas e celebrações tradicionais do período festivo, incluindo trechos do ballet "O Quebra-Nozes", de Tchaikovsky, a estreia estadual do Oratório de Natal, de Saint-Saëns, e diversas peças natalinas.
Em Temporada com 43 concertos, a Orsse consolidou-se como um dos mais atuantes grupos do país. Em sua série de concertos 2025, ano em que completou 40 anos de criação, o grupo demonstrou ecletismo em sua programação, aliando grandes peças do repertório tradicional sinfônico a propostas alternativas de concerto, capazes de trazer ao teatro públicos dos mais variados. Percorreu ainda 11 cidades do interior, levando concertos às mais variadas regiões do estado.
Segundo o diretor artístico da Orsse, maestro Guilherme Mannis, o trabalho da Orsse consolida-se ano a ano frente à população. “O grupo atinge a sua maturidade com a sociedade local, que tem prestigiado as mais variadas propostas apresentadas. O sucesso da série dos interiores proporcionou à Orquestra atingir os mais diversos públicos em várias praças. Foi um ano de muitas realizações”, destaca.
Sobre os solistas
Nalini Menezes é bacharel em Canto Lírico pela Unesp e possui habilitação em Belting Contemporâneo. Trabalha como orientadora vocal, regente coral e produtora cultural, além de atuar como soprano solista em cantatas, repertório sinfônico coral e óperas.
Aline Araújo é professora de Canto da Universidade Federal de Sergipe, mestra em Música e doutora em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em óperas, oratórios, trabalhos camerísticos e como solista em concertos temáticos.
Jackson Trindade é mestre em Música pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e professor de Canto do Conservatório de Música de Sergipe. Atua como tenor solista em concertos junto a orquestras, bandas filarmônicas e em recitais.
Roziel Benvindo é um destacado barítono sergipano que participou de diversas produções com a Orsse. É aluno do barítono Homero Velho, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Verônica Santos, soprano que interpretará solos natalinos, é bacharel em Canto Lírico pela Escola de Música da UFBA e pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas de Cultura e em Pedagogia Vocal. Desde 2011 é preparadora vocal do Coro Sinfônico da Orsse, onde regularmente realiza concertos e recitais.
