Ricardo Marques explica afastamento de eventos e revela desgaste com Emília
Ele leu mensagem enviada à gestora após vídeo sobre “traição” e afirmou que deixou de ser comunicado sobre solenidades da Prefeitura. Política | Por F5 News 11/12/2025 16h55 |O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, revelou nesta quinta-feira (11) os motivos que o levaram a se afastar de solenidades e eventos oficiais da Prefeitura. A declaração foi feita ao vivo durante entrevista ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, onde ele leu uma mensagem enviada à prefeita Emília Corrêa para justificar sua ausência após a repercussão de um vídeo publicado pela gestora.
Ricardo lembrou que, em outubro, Emília divulgou um vídeo ao lado do esposo, o pastor Itamar Bezerra, com uma mensagem bíblica sobre “traição”. Na época, o conteúdo gerou interpretações de que poderia ser uma indireta ao vice-prefeito. Ele afirma que, diante da repercussão, optou por se resguardar e comunicou essa decisão à prefeita por mensagem.
“Quando teve o vídeo do Judas, que a imprensa começou a questionar a prefeita, foi quando eu comecei a me silenciar. Eu mandei uma mensagem para ela com relação a isso”, disse.
Na entrevista, ele leu a mensagem enviada a Emília no dia 13 de outubro: “Bom dia, prefeita. Após minha saída da Secom, e o vídeo que a senhora fez com o pastor que gerou interpretações, estou me resguardando dos eventos por alguns dias, só para esfriar os ambientes e evitar narrativas. Sigo como vice, trabalhando nas ruas e à disposição. Podemos marcar uma reunião, fechada, de forma institucional, para tentar saber o que fazer. E em breve retomamos as agendas públicas juntos, conte comigo”, disse lendo.
Segundo Ricardo, a prefeita respondeu explicando que o vídeo não era direcionado a ninguém, mas que qualquer pessoa poderia interpretar de forma equivocada.
Ausência em eventos e desgaste interno
Ricardo afirmou que, desde que deixou a Secretaria de Comunicação, passou a não receber informações oficiais sobre certas solenidades, o que explica sua ausência em momentos importantes da gestão. Ele também comentou que sempre priorizou acompanhar a prefeita, mas que passou a ser “deixado de fora” das agendas.
O caso mais recente ocorreu no evento “Encontro com a Prefa”, quando Emília questionou publicamente se Ricardo precisaria de convite para comparecer. O vice-prefeito respondeu durante a entrevista afirmando que não foi comunicado sobre a realização do encontro.
“Eu não sabia, prefeita. Não recebi nenhum tipo de convite. Eu estou sendo sincero. Só soube porque um produtor de outra emissora me avisou. Com todo respeito, se eu soubesse, eu iria. Era um evento importante, eu queria estar lá”, declarou.
Ele afirmou ainda que pequenos episódios têm agravado o desgaste na relação política, citando, por exemplo, a inauguração da Praça Maria Feliciana, onde seu nome sequer constava na programação, informação que, segundo ele, também teria surpreendido a própria prefeita.
Mudanças nos conselhos e divergências políticas
Ricardo também comentou a polêmica envolvendo alterações em conselhos municipais, tema que gerou rumores de rompimento com vereadores. Ele afirmou que foi surpreendido quando um projeto sobre possível inconstitucionalidade foi encaminhado à Câmara logo no primeiro mês da nova gestão.
“Eu disse que deveríamos sentar com calma e resolver tudo ao longo de 2025. Nunca concordei com a proposta, mas respeitei minha independência política. Isso não é briga, é divergência”, explicou. O vice-prefeito reforçou que continua aliado da gestão e do projeto político que ajudou a construir, mas reconheceu que a relação tem enfrentado ruídos. Ele destacou que todas as divergências precisam ser tratadas internamente, para evitar prejuízos à administração.
“Quero coisas positivas para a gestão”
Ao final da entrevista, Ricardo reafirmou seu compromisso institucional e político com a prefeita Emília Corrêa.
“Eu quero coisas positivas para o nosso projeto, para essa gestão. Eu estou aqui para somar. Só não fiquei sabendo desses eventos. Se tivesse sido informado, teria participado”, concluiu.
A prefeita ainda não se manifestou sobre as declarações do vice-prefeito.
