Centro de Hemodinâmica do Huse supera 1.400 procedimentos em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Centro de Hemodinâmica do Huse supera 1.400 procedimentos em Sergipe
Serviço agilizou atendimentos, zerou filas e ampliou o cuidado a pacientes cardíacos
Cotidiano 17/12/2025 10h54 |


O ano de 2025 marcou uma das grandes transformações na saúde pública estadual com a inauguração do Centro de Hemodinâmica José Augusto Soares Barreto do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse). Em seis meses de funcionamento, o serviço ultrapassou 1.400 procedimentos realizados, fortalecendo as linhas de cuidado cardiovascular e consolidando a unidade hospitalar como referência em procedimentos de alta complexidade para doenças cardíacas e arteriais obstrutivas periféricas.

O serviço contempla tecnologias avançadas para diagnósticos e intervenções minimamente invasivas, como cateterismos, angioplastias, implantes de marca-passo, arteriografias, entre outros procedimentos. “Sabemos que o serviço de Hemodinâmica era um sonho antigo e de fundamental importância. Hoje, conseguimos oferecer à população um serviço de ponta, dentro do maior hospital público do estado, com qualidade e segurança. A cada novo procedimento, fortalecemos a rede pública como referência”, destacou o superintendente do Huse, Roberto Gurgel.

A estrutura, composta por sala de hemodinâmica, sala de recuperação pós-anestésica, UTI exclusiva, farmácia especializada, entre outros espaços, oferece assistência contínua com foco na segurança do paciente.

Fila zerada e vidas salvas

Um dos maiores reflexos da implantação do serviço foi a mudança significativa no cenário da doença coronariana aguda em Sergipe. Agora, exames e intervenções são realizados dentro do maior hospital público do estado, reduzindo tempo de espera e impactos na Rede Estadual de Saúde.

Com isso, o atendimento a pacientes com infarto agudo do miocárdio, arritmias graves e doenças arteriais obstrutivas ganhou mais celeridade e resolutividade. Prova disso é que em seis meses de implantação, o Centro de Hemodinâmica já conseguiu zerar a fila para procedimentos como cateterismo e angioplastia, mudando o cenário da doença coronariana aguda em Sergipe.

“Para o paciente que chega ao Pronto-socorro do Huse com dor torácica, além dos pacientes com a doença cardíaca aguda da Rede Hospitalar, a disponibilidade de um serviço de Hemodinâmica faz a diferença, com o diagnóstico em um menor tempo, intervenção de forma célere, evitando complicações graves e salvando vidas diariamente”, afirmou o cardiologista e coordenador da linha de cuidado do paciente cardiovascular do Huse, José Edvaldo Santos.

Outro ponto positivo do Centro de Hemodinâmica são os indicadores de qualidade em que os serviços são avaliados, como é o caso do tempo porta-balão, essencial para o manejo do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Protocolos nacionais e internacionais preconizam o valor ideal recomendado de até 90 minutos, entre a chegada do paciente ao hospital e o momento da dilatação da artéria ocluída com o cateter balão, índice denominado tempo porta-balão.

“Os resultados significativos da Hemodinâmica do Huse refletem toda a Rede Estadual de Saúde. No serviço, oferecemos suporte para as unidades de saúde do estado com tratamentos mais seguros e menos invasivos. Com o atendimento da demanda de alta complexidade cardiovascular na unidade hospitalar, houve a redução da necessidade de transferências, diminuiu o tempo de internação e, consequentemente, o número de complicações. Com isso, otimizou o giro de leitos, gerando um menor impacto social quando você considera que muitos dos pacientes são provedores da família e poderiam ficar internados por muito tempo ou ainda é um familiar que precisa acompanhar esse paciente durante toda a internação”, frisou o cardiologista intervencionista e coordenador da Hemodinâmica, Thiago Lopes.

Avanços inéditos

O Centro de Hemodinâmica também se destacou pela realização de procedimentos inéditos na rede hospitalar pública de Sergipe, incluindo implante de marca-passo definitivo, Cardiodesfibrilador Implantável (CDI) e o primeiro Implante de Válvula Aórtica Transcateter (Tavi). Os avanços ampliam a capacidade de resposta do Huse, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Também houve a expansão para o tratamento de doenças arteriais obstrutivas periféricas, reduzindo o tempo de espera para arteriografias e angioplastias vasculares, evitando amputações e devolvendo qualidade de vida aos usuários.

A professora aposentada Rosineide Correia, de 58 anos, foi uma das primeiras pacientes a fazer o implante de marca-passo definitivo na Rede Hospitalar Pública estadual. Três meses depois, ela agradece toda assistência recebida. “Só tenho a agradecer, primeiramente, a Deus e, depois, à toda a equipe do Huse. O serviço é muito bom, eu classificaria como excelente. Fui muito bem assistida e tratada durante todo o tempo. Superou as minhas expectativas. Tudo o que sentia antes, hoje eu não sinto mais”, contou.

Assistência multidisciplinar

A assistência multiprofissional também fortalece os cuidados no Centro de Hemodinâmica. Formada por médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia, farmacêuticos, instrumentadores cirúrgicos, assistentes sociais e anestesistas, toda a equipe assegura acolhimento humanizado e acompanhamento integral dos pacientes.

“Fui bem atendido, local bem acolhedor. O serviço é bem rápido e de ótima qualidade. Todos os profissionais do Huse me trataram muito bem, bons médicos e equipe de enfermagem bem prestativa. Hoje, estou bem e as arritmias pararam. Só tenho que agradecer a toda a equipe da Hemodinâmica, em especial aos médicos que me atenderam”, comentou Rofredo de Jesus, de 48 anos, que fez a inserção de um dispositivo eletrônico chamado Cardiodesfibrilador Implantável (CDI).

Acompanhamento especializado

Além da avaliação pós-operatória, os pacientes atendidos pelo Centro de Hemodinâmica realizam consultas de seguimento, garantindo uma assistência ainda mais qualificada e a continuidade do tratamento. Os atendimentos são realizados no Ambulatório de Retorno da unidade hospitalar.

Fonte: Governo de Sergipe

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Maria Odília/Seduc
17/12/2025 11h23 Sergipe reduz desigualdades educacionais e recebe Vaar Fundeb inédita
Redes Sociais
17/12/2025 11h01 Cratera "engole" moto após rompimento de adutora, em Lagarto
Janaína Cavalcante
17/12/2025 10h36 UFS lança edital de concurso público para professores do magistério superior
Eric Almeida/MPSE
17/12/2025 10h30 MPSE destina etilômetro à SMTT como reparação por dano coletivo
Redes Sociais
17/12/2025 09h37 Grave acidente deixa quatro pessoas feridas na BR-235, em Areia Branca
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado