Centro de Referência registra um caso de câncer relacionado ao trabalho
Rede de Assistência à Saúde do Trabalho acredita em mais casos Cotidiano 09/08/2012 16h36 |Por Sílvio Oliveira
O Centro de Referência da Saúde do Trabalhador de Sergipe registrou apenas um caso de câncer relacionado ao trabalho em 2011. Ainda não foi notificado nenhum caso em 2012. Para sensibilizar os profissionais da saúde, quanto ao atendimento, ao diagnóstico, à prevenção e à investigação melhor dos casos de câncer relacionados ao trabalho, a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Instituto Nacional do Câncer abriram, nesta quinta-feira (09), na Secretaria de Estado da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides) o I Fórum Interinstitucional sobre o Câncer Ocupacional.
De acordo com a coordenadora da Rede de Assistência à Saúde do Trabalho, Mônica Rocha, em Sergipe o número de casos de câncer relacionado ao trabalho é bem maior. “Sabemos que há pessoas trabalhando com exposição constante à fumaça, poeira, produtos químicos, na agricultura com agrotóxicos, e essas pessoas não se cuidam, não usam equipamentos de segurança e quando adoecem, o caso não é relacionado ao trabalho”, afirma.
Mônica Rocha lembra aos profissionais de saúde sobre a adequação do atendimento à portaria nº 104/2011 do Ministério da Saúde, que determina a notificação dos agravos.
Quanto ao Fórum, foi aberto nesta quinta-feira e seguirá até sexta (10), com participação da Fátima Ribeiro, especialista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que trará a experiência da saúde ocupacional para os profissionais de Sergipe. O evento também servirá para a pactuação de ações e promoção da vigilância do ambiente de trabalho.


Material foi encontrado em imóvel após denúncia; suspeito conseguiu fugir

De acordo com as investigações, ação fez parte de uma missão de um grupo criminoso

O homem de 31 anos foi preso no bairro Palestina

Ação policial ocorreu após denúncias da movimentação suspeita dos investigados

Inscrições começam na próxima semana e famílias de baixa renda poderão se inscrever