Confira o plano operacional do Projeto Verão 2024 em Aracaju
Diversas secretarias municipais e estaduais estão envolvidas na organização Cotidiano | Por F5 News 29/02/2024 14h57 |A partir desta sexta-feira (1), a Orla da Atalaia e a Orla Pôr do Sol, em Aracaju (SE), se tornarão espaço de mais uma edição do Projeto Verão. O evento, que seguirá até domingo (3), oferece uma programação vasta com atrações musicais, Arena Criativa e práticas esportivas, entre outras atividades.
Com foco na segurança e no conforto dos participantes, a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado apresentaram nesta quinta-feira (29), no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o Plano Operacional para a realização do evento.
Diversas secretarias municipais e estaduais estão envolvidas na organização, incluindo a Defesa Social e da Cidadania (Semdec), Assistência Social, Saúde (SMS), Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Além disso, o Governo de Sergipe, parceiro na realização do evento, contribui com o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), polícias Militar e Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Penal e Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc).
Segurança Reforçada
As forças de segurança do Estado de Sergipe irão atuar de maneira integrada com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que montou operação com 250 guardiões, empregados diariamente, distribuídos no policiamento do perímetro da festa, patrulhas itinerantes, elevados de observação e viaturas dispostas de forma estratégica na faixa de areia próxima aos palcos, além de videomonitoramento com câmeras fixas, tecnologia de reconhecimento facial e drones.
A Polícia Militar também dedicará atenção especial ao evento, com um planejamento estratégico que enfatiza a segurança na parte periférica do Projeto Verão e na faixa de areia. Será dado reforço no policiamento preventivo da região periférica e terminais de integração, além do emprego de cães farejadores e de guarda em horários pré-determinados, principalmente na faixa de areia e região dos bares.
A Polícia Civil de Sergipe estará presente durante os três dias da festa com uma estrutura plantonista na Delegacia de Turismo, situada na Orla da Atalaia.
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) também atuará durante todo o evento, considerando a dinâmica proporcionada pelas atividades, incluindo os shows noturnos. A instituição conta com uma parceria histórica com a Prefeitura na realização desses eventos.
A Secretaria de Justiça e da Defesa do Consumidor (Sejuc) contribuirá com serviços de disponibilização de banco de dados de foragidos da Justiça, uso do sistema de videomonitoramento e instalação de zonas de monitoração pela Central de Monitoramento Eletrônico de Presos (Cemep).
Trânsito e Limpeza
Cerca de 60 agentes de trânsito da SMTT atuarão no evento, em pontos de bloqueio montados na região da avenida Santos Dumont, na Orla da Atalaia, e também no monitoramento do trânsito nas imediações.
Haverá bloqueios na avenida Santos Dumont em ambos os sentidos, sendo liberada apenas para circulação de veículos na manhã da segunda-feira, 4.
Para garantir a limpeza do local, a Emsurb executará serviços de capinação, pintura de guias e roçagem manual e mecanizada. Serão disponibilizadas equipes de limpeza durante todo o evento, recolhendo cerca de 40 toneladas de resíduos durante os três dias de festa.
Saúde e Assistência Social
A SMS atuará por meio da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Posto Médico, com um total de 43 profissionais. A Vigilância Epidemiológica distribuirá preservativos e insumos e fornecerá orientação sobre prevenção combinada. A Vigilância Sanitária fiscalizará e garantirá a segurança dos alimentos oferecidos no evento.
O Posto Médico oferecerá atendimento com acolhimento, sutura de pequenas lesões e, em casos mais graves, os pacientes serão estabilizados e encaminhados aos hospitais municipais. A equipe contará com 24 profissionais da saúde por noite.
A Secretaria Municipal da Assistência Social atuará com cerca de 60 profissionais entre equipe de apoio do Camarote da Acessibilidade, técnicos do Serviço Especializado de Abordagem Social, Conselho Tutelar e equipe de Atendimento à Mulher com o centro de referência de atendimento à mulher em situação de violência (Cram).





