Considerada padroeira de Aracaju, saiba onde Imaculada Conceição é celebrada
O dia de Nossa Senhora da Conceição não é considerado um feriado nacional Cotidiano | Por F5 News 08/12/2023 15h56 - Atualizado em 08/12/2023 16h02 |Embora seja feriado na capital sergipana, o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição celebrado nesta sexta-feira (8) não é considerado feriado nacional. Fato que permite que o parecer sobre a adesão fique a cargo de estados e de municípios.
No Brasil, 20 municípios celebram a data, em sua maioria áreas das regiões Norte e Nordeste como João Pessoa na Paraíba, Maceió em Alagoas, Recife em Pernambuco e Salvador na Bahia.
Já para a maior parte do Sul e do Sudeste, esta sexta-feira é considerada um dia útil.
Em Sergipe a celebração acontece apenas em alguns municípios. Em Nossa Senhora do Socorro e em São Cristóvão, por exemplo, municípios da região Metropolitana de Aracaju, o dia de hoje segue normalmente sem a atribuição do feriado.
Já nos municípios de Riachuelo, Frei Paulo, Arauá, Porto da Folha e Canindé de São Francisco, além da capital sergipana, o feriado é marcado por diversas celebrações em homenagem à santa.
Padroeira de Aracaju
A Imaculada Conceição, para os católicos, é a concepção da Virgem Maria sem a “mancha” do pecado original. O dogma afirma que a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade porque estava cheia de graça divina. Além de professar que a imaculada viveu uma vida completamente livre de pecado.
Nossa Senhora da Conceição passou a ser considerada a padroeira da cidade entre os anos de 1885 e 1860 quando o então presidente da província sergipana, Inácio Barbosa, tirou o título de capital da cidade de São Cristóvão e passou para Aracaju por conta da navegação fluvial.
De acordo com a Arquidiocede da capital, conta-se que Inácio Barbosa consagrou o projeto da nova cidade “Aracaju” aos cuidados de Nossa Senhora da Conceição, até por influência dos portugueses que tinham forte esta devoção.
Desde então, Nossa Senhora da Conceição se tornou a padroeira da cidade, e Aracaju passou a ser pertença da Imaculada.





