Deso tem apoio do MPE para combater furto de água | F5 News - Sergipe Atualizado

Deso tem apoio do MPE para combater furto de água
Cotidiano 26/11/2012 18h59 |


 

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) agora conta com um importante aliado para combater o furto de água no município de Canindé do São Francisco. Na manhã desta segunda-feira, 26, a empresa recebeu a visita do promotor de Justiça, Emerson Oliveira Andrade, que assegurou apoio do Ministério Público do Estado às ações da empresa contra infratores que prejudicam o abastecimento de água naquela região.
 
Em reunião realizada na sede da empresa, o gestor da Unidade Negócios Sertão da Deso, Carlos Anderson Pedreira, aproveitou a presença do promotor de Justiça para mostrar que o combate ao furto de água é imprescindível para melhorar o fornecimento de água em diversas localidades de Canindé. Segundo ele, otimizar a oferta de água para os moradores é, inclusive, uma recomendação do MPE.
 
“Na semana passada, a Deso fez um levantamento apurado no município e constatou que a deficiência na prestação do serviço de abastecimento no local é motivada pelas ligações clandestinas de água”, explica Anderson, destacando que enviará, até o fim do mês, um relatório descritivo da situação para subsidiar a intervenção da promotoria no combate às infrações.
 
Após tomar conhecimento dos prejuízos causados pelos casos de furto de água, o promotor Emerson Oliveira se propôs a ingressar com procedimentos, a exemplo de ação criminal, contra os infratores nos pontos mais demandados. Hoje, as áreas mais prejudicadas pelo enorme volume de ligações irregulares são os assentamentos Curituba e Cuiabá, além da sede do município de Canindé.
 
“Verificamos que há conjuntos habitacionais onde quase todas as ligações são clandestinas”, alertou Anderson, em meio à reunião conduzida pelo diretor Técnico da Deso, Carlos Fernando de Melo Neto. Uma das preocupações da Deso é que intervenções ilegais no sistema de fornecimento de água, como furtos e desvios, causam diretamente o desabastecimento, deixando os usuários vulneráveis a perda de pressão de água nos imóveis.
 
Assim que o compromisso entre a Deso, o Ministério Público e o Município for oficializado através de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será possível fechar o cerco contra as pessoas que não respeitam o serviço de fornecimento de água potável para população. “Existem desde postos de lavagem até sistemas de irrigação e pequenos consumidores individuais que se utilizam do furto de água irregular”, descreve Anderson, ao pontuar que a ajuda do Ministério Público dará um reforço ao trabalho da empresa e os moradores serão os maiores beneficiados. 
Mais Notícias de Cotidiano
SSP/SE
20/09/2025  20h19 Radiopatrulha prende mulher com droga escondida dentro de saco de feijão
A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina
SSP/SE
20/09/2025  20h18 Polícia Civil prende investigado por tráfico de drogas em Propriá
Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa
Reprodução/Freepik
20/09/2025  15h30 Muito aceito e muito perigoso, o álcool afeta corpo, cérebro e psicológico
Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício
Ascom
20/09/2025  10h30 Sistema acessível de produção de hidrogênio é foco de pesquisa sergipana
Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos
Divulgação
20/09/2025  10h18 Homem é indiciado por maus-tratos após deixar cadela trancada em carro
Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado