Diabetes: mudanças simples ajudam a controlar o açúcar no sangue
Mudanças na alimentação podem equilibrar níveis de glicose e manter a diabetes controlada Cotidiano | Por Metrópoles 28/07/2024 10h00 |Quem vive com diabetes sabe como a vida se torna mais complexa após o diagnóstico. Como a doença é um fator de risco importante para o desenvolvimento de diversas condições renais, cardíacas e até de necrose, é preciso estar sempre atento e fazer o controle do nível de açúcar no sangue, a glicemia.
A diabetes ocorre quando o corpo apresenta dificuldades na secreção de insulina ou mesmo uma incapacidade de produzir esse hormônio, que deveria ser secretado pelo pâncreas para controlar os níveis de glicose no sangue. Pessoas com diabetes tipo 1 não produzem naturalmente a insulina e pacientes com o tipo 2 acabam, por descontroles alimentares, adquirindo dificuldades no controle da secreção do hormônio.
Com isso, a glicemia fica alta e o excesso de açúcar acaba intoxicando o organismo. Entretanto, manter os níveis de açúcar mais próximos do ideal não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com algumas mudanças na alimentação é possível controlar e evitar os picos da substância no organismo.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do F5 News.





