Endocrinologista de SE alerta que mal-estar pode ser falta de vitamina
Cansaço, estresse e fadiga podem ser alguns dos sintomas da deficiência nutricional Cotidiano | Por F5 News 03/08/2024 09h30 |Muitos de nós já experimentamos aqueles dias em que a energia parece inexistente e o estresse é inevitável. Mas você sabia que essas sensações podem estar ligadas a deficiências nutricionais? A falta de certos nutrientes no organismo pode ser um fator que impacta diretamente nos níveis de energia e no bem-estar emocional, criando um ciclo vicioso de fadiga e tensão, além de contribuir para a sensação constante de cansaço e estresse.
O cansaço persistente, muitas vezes atribuído a um estilo de vida agitado ou à falta de sono, pode ter uma causa subjacente mais simples: a alimentação inadequada. Segundo o médico endocrinologista Édder de Mello afirmou em entrevista ao F5 News, as vitaminas são nutrientes essenciais que ajudam no funcionamento adequado do corpo. Elas contribuem para o bem-estar geral, a produção de hormônios, o fortalecimento do sistema imunológico e até para a saúde da pele e cabelo.
Mas quais vitaminas podem estar em níveis baixos no organismo? Diversas deficiências vitamínicas causam sintomas de mal-estar e contribuem para essas sensações no dia-a- dia.
“A deficiência de ferro, seu principal depósito (a ferritina) pode diminuir nossa disposição e desempenho no ambiente de trabalho. Deficiência de vitaminas como do complexo B, principalmente a B12, e vitamina D, podem estar relacionadas a dores crônicas, contribuindo ainda mais para a sensação de fadiga. Além disso, a vitamina D e a C têm fundamental importância na nossa imunidade, e um sistema imune fortalecido nos permite mais disposição e vitalidade para enfrentar os desafios do nosso cotidiano”, explica o médico.
De acordo com o especialista, algumas pessoas, como pacientes pós-cirurgia bariátrica, idosos ou aqueles com condições como anemia perniciosa ou doença celíaca, estão mais propensas a apresentar essas deficiências nutricionais.Além disso, existem outras doenças que podem apresentar sintomas semelhantes, e por isso é de suma importância fazer acompanhamento médico regular para monitorar e tratar essas condições.
Para aqueles que suspeitam estar sofrendo de deficiência nutricional, é recomendável que nos primeiros sintomas que surjam, seja procurada uma orientação médica. "Quando há sintomas como falta de disposição, queda de rendimento no trabalho, infecções de repetição, fraqueza de unhas e cabelos, já está mais do que na hora de procurar auxílio médico para fazer uma avaliação das queixas, dos sinais e sintomas”, afirma Mello.
Na prevenção de deficiências nutricionais, é essencial adotar um conjunto de práticas saudáveis que vão além da alimentação. Essas ações contribuem para manter os níveis adequados de vitaminas e nutrientes no organismo. “É preciso ter uma boa noite de sono, de 7h a 8h, uma boa hidratação e consumo de verduras, legumes e vegetais diariamente. Quanto mais colorido o prato maior a diversidade de nutrientes presentes", orienta o endocrinologista Édder de Mello.
"Além disso, para auxiliar na redução da sensação de estresse e cansaço vale também a máxima: desembalar menos e descascar mais”, sugere.





