"Equívoco diplomático", diz Governo de Sergipe após retirar bandeira de Israel
A bandeira foi hasteada no início da manhã desta segunda no Palácio dos Depachos Cotidiano | Por F5 News 06/11/2023 17h17 |Quem passou pelo Palácio dos Despachos, sede do Governo de Sergipe na avenida Adélia Franco, em Aracaju, no início da manhã desta segunda-feira (6), se surpreendeu com uma imagem. Além das tradicionais bandeiras de Brasil e Sergipe, estava hasteada a bandeira de Israel.
O F5 News entrou em contato com a assessoria do Governo de Estado que informou que havia hasteado a bandeira israelense a "pedido da Embaixada de Israel". No entanto, a bandeira foi retirada pelo Governo sergipano após "entender ser um equívoco diplomático".
Na tarde desta segunda, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, usou sua conta no X (antigo Twitter) para se posicionar quanto à situação. Segundo ele, hastear a bandeira se deu "em um contexto determinado e expressou o sentimento em relação às vítimas e desaparecidos, inclusive brasileiros". Além disso, ele disse que "sempre será contra o terrorismo e a guerra".
"A escalada do conflito pode levar a uma situação ainda mais dramática. Ao passo que repudiamos o terrorismo, nossa solidariedade hoje se estende também ao povo Palestino, que espera por salvaguardas humanitárias. O mundo clama por Paz e pela garantia dos direitos humanos", concluiu.
Leia na íntegra o pronunciamento:
Há um mês nos somamos à indignação mundial e, assim como demais Estados da Federação, o Senado Federal e vários países, manifestamos nossa solidariedade a Israel pelos ataques terroristas sofridos, através do hasteamento da bandeira daquele país.
— Fábio Mitidieri (@FabioMitidieri_) November 6, 2023
O caso chamou atenção dos sergipanos, que utilizaram as redes sociais para repercutir a ação.
Isso aqui é a bandeira de israel hasteada no Palacio do Governador de Sergipe. Alguem sabe se o @FabioMitidieri_ esta dizendo que apoia abertamente o genocidio palestino? se ele assume que o sangue das mais de 4000 crianças mortas também estao nas maos dele? ISSO É UM ABSURDO! pic.twitter.com/eaXqndcfYb
— djgabiZzz (@_gcosta) November 6, 2023
pqp a bandeira de israel hasteada em plena cidade de aracaju
— san; (@hayunnbin) November 6, 2023
Recebi essa imagem com a bandeira de ISRAEL hasteada no palácio dos despachos, PALÁCIO DO GOVERNO DE SERGIPE. Isso é sério, @FabioMitidieri_ ? Solidariedade com a Palestina não tem, só com um lado. Cadê se posicionar sobre os brasileiros presos em GAZA enquanto estadunidense sai? pic.twitter.com/WD3kU7XhC8
— André Carvalho (@andrecarv_se) November 6, 2023
Conflitos entre Israel e Hamas
De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, os conflitos entre Israel e Palestina já duram quase um mês. A guerra na faixa de Gaza deixou 9.770 pessoas mortas do lado palestino, metade das quais crianças. Segundo as autoridades israelenses, mais de 1.400 pessoas morreram no país, a maior parte civis.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, os 34 brasileiros que estão em Gaza aguardando autorização para ir para o Egito deverão cruzar a fronteira até a próxima quarta-feira (8).





