"Equívoco diplomático", diz Governo de Sergipe após retirar bandeira de Israel | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
"Equívoco diplomático", diz Governo de Sergipe após retirar bandeira de Israel
A bandeira foi hasteada no início da manhã desta segunda no Palácio dos Depachos
Cotidiano | Por F5 News 06/11/2023 17h17 |


Quem passou pelo Palácio dos Despachos, sede do Governo de Sergipe na avenida Adélia Franco, em Aracaju, no início da manhã desta segunda-feira (6), se surpreendeu com uma imagem. Além das tradicionais bandeiras de Brasil e Sergipe, estava hasteada a bandeira de Israel. 

O F5 News entrou em contato com a assessoria do Governo de Estado que informou que havia hasteado a bandeira israelense a "pedido da Embaixada de Israel". No entanto, a bandeira foi retirada pelo Governo sergipano após "entender ser um equívoco diplomático".

Na tarde desta segunda, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, usou sua conta no X (antigo Twitter) para se posicionar quanto à situação. Segundo ele, hastear a bandeira se deu "em um contexto determinado e expressou o sentimento em relação às vítimas e desaparecidos, inclusive brasileiros". Além disso, ele disse que "sempre será contra o terrorismo e a guerra". 

"A escalada do conflito pode levar a uma situação ainda mais dramática. Ao passo que repudiamos o terrorismo, nossa solidariedade hoje se estende também ao povo Palestino, que espera por salvaguardas humanitárias. O mundo clama por Paz e pela garantia dos direitos humanos", concluiu.

Leia na íntegra o pronunciamento:

O caso chamou atenção dos sergipanos, que utilizaram as redes sociais para repercutir a ação. 

 

Conflitos entre Israel e Hamas

De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, os conflitos entre Israel e Palestina já duram quase um mês. A guerra na faixa de Gaza deixou 9.770 pessoas mortas do lado palestino, metade das quais crianças. Segundo as autoridades israelenses, mais de 1.400 pessoas morreram no país, a maior parte civis.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, os 34 brasileiros que estão em Gaza aguardando autorização para ir para o Egito deverão cruzar a fronteira até a próxima quarta-feira (8).

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação
04/10/2025  10h01 Feira de Vestibular atrai mais de 6,5 mil estudantes em Aracaju
Arthuro Paganini
04/10/2025  08h18 Confira a previsão do tempo para este sábado (4), em Aracaju
BPRv
04/10/2025  08h18 Motociclista morre em acidente na ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros
Mario Sousa
03/10/2025  17h45 Ex-governador Belivaldo Chagas é diagnosticado com câncer de próstata
Polícia Civil/Reprodução
03/10/2025  16h58 Caminhoneiro é indiciado por acidente que matou avô e netos em Canindé

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado