Estoque do banco de sangue pode chegar a zero em 15 dias | F5 News - Sergipe Atualizado

Estoque do banco de sangue pode chegar a zero em 15 dias
Cotidiano 08/08/2012 10h00 |


Por Elisângela Valença

Se o número de doações de sangue continuar baixo, dentro de 15 dias, o estoque do banco de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) pode chegar a zero. A informação é de Rosângela Cruz, assessora de Comunicação do Hemose.

Segundo ela, o número ideal para manter a tranquilidade no banco de sangue é de 100 a 120 doações por dia. “A média deste mês de agosto está em 65 doações diárias. O mês de julho foi muito difícil e agosto está se mostrando com a mesma dificuldade. Estamos numa situação crítica”, alerta.

A assessora informa que o Hemose está com nove campanhas programadas para este mês, em parceria com empresas e instituições. “Ainda assim, fica difícil porque o número real de doadores é menor do que o esperado. Às vezes, uma empresa planeja trazer 30 pessoas e só vem 15, por exemplo”, explica. Paralelo a isso, eles aguardam a autorização da Vigilância Sanitária para uma ação de coleta externa em um shopping center. Além disso, o Centro ainda faz uma ação de telemarketing, convocando doadores cadastrados por telefone.

Mesmo com estas campanhas, o contingente ainda é pequeno. “Em situações extremas, apelamos para o Exército brasileiro, mas não podemos viver numa situação crítica como a que estamos”, informa Rosângela. “O sangue só é fabricado no corpo humano e, para o Hemose poder atender bem à sociedade, dependemos das pessoas”, acrescenta. Sangue de fator RH negativo é a maior carência do Hemose, especialmente o O negativo, que pode ser doado para todo tipo sanguíneo.

Para doar é muito simples. Basta comparecer ao Hemose, de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h. “A gente só não funciona aos domingos. As tardes e os sábados costumam ser os períodos mais tranquilos para doação. E se quiser ainda mais tranquilidade, pode agendar o horário da doação por telefone”, disse. Os números para agendamento são 3225-8000 e 3259-3174.

O doador tem que ter entre 16 e 67 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, dormir bem na noite anterior à doação, não beber e não fumar à véspera e comparecer ao Hemose bem alimentado e portando documento oficial com foto. “Doar sangue é diferente de fazer exame de sangue. No exame, a quantidade de sangue retirada é mínima, cerca de 10ml, por isso pode ser feito em jejum. Na doação, são retirados 450ml de sangue”, explica a assessora.

Quem tem tatuagem ou piercing há mais de um ano também pode doar sangue. Ao chegar ao Hemose, o doador passa por uma triagem, com pesagem, testes e entrevista. “Esta é a parte mais demorada, porque o processo de coleta em si dura entre cinco e dez minutos. Doar sangue é muito fácil”, finaliza Rosângela. O doador de sangue ainda ganha isenção da taxa de inscrição de concursos públicos e vestibular.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/SSP
18/09/2025  08h49 Homem é preso em Itaporanga por assassinato de pessoa com deficiência
De acordo com as investigações, ação fez parte de uma missão de um grupo criminoso
SSP/SE
18/09/2025  08h30 Polícia prende foragido condenado por estupro de vulnerável em Aracaju
O homem de 31 anos foi preso no bairro Palestina
SSP/SE
18/09/2025  07h48 Dois homens são presos por fraude com cartões em Itabaianinha
Ação policial ocorreu após denúncias da movimentação suspeita dos investigados
Marcelo Camargo/Agência Brasil
18/09/2025  06h30 Residencial com 288 casas será ofertado a famílias carentes de São Cristóvão
Inscrições começam na próxima semana e famílias de baixa renda poderão se inscrever
PMA
18/09/2025  05h30 Chuva isolada deve marcar o dia em Aracaju nesta quinta-feira (18)
Previsão aponta muitas nuvens, temperaturas entre 24°C e 27°C e ventos fracos

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado