Huse deve ter segurança reforçada
Cotidiano 17/07/2012 21h05 |Por Míriam Donald
Diante dos últimos episódios de violência no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a exemplo da chacina do dia 27 de abril, onde três pessoas foram assassinadas, a Promotoria dos Direitos à Saúde Ministério Público Estadual (MPE) discutiu nesta terça-feira (17) questões referentes ao reforço da segurança do hospital.
Segundo o coordenador administrativo do Huse, André Luiz de Oliveira Nascimento, recentemente foi implantado um posto com dormitório e mobiliário para dois policiais de plantão 24 horas, na recepção do pronto socorro. Desde o dia 26 de junho o contingente da vigilância patrimonial passou a englobar 31 postos instalados com 22 funcionários no turno matutino e 19 no turno da noite. Para o coordenador, é uma melhoria considerável. “Isso para melhorar nossa fiscalização, a abordagem aos usuários e melhorar a segurança para todos os funcionários, internados e visitantes”, explica.
Além do policiamento, há o suporte de 48 câmeras de monitoramento distribuídas de forma estratégica, mecanismo viabilizado com recursos do programa ‘SOS Emergência’. Juntamente com o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), o hospital encaminhará ao MPE uma solicitação para a implantação de detectores de metais em algumas áreas estratégicas.
Reclamações
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, disse que, segundo funcionários da unidade de saúde, há ausência ou dificuldade de localização dos policiais militares escalados para a segurança. “O quantitativo está sendo muito pouco com a imensidão daquele hospital e com a quantidade de profissionais e usuários”, afirma.
Ainda de acordo com ele, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) vai providenciar e oficializar a Polícia Militar de Sergipe (PM) que aumente o contingente de policiais.
Decisão
O promotor de justiça Fábio Viegas fixou o prazo de 10 dias, contando a partir de hoje, para que o Huse encaminhe a relação estatística das reclamações registradas na ouvidoria quanto às questões se segurança no período noturno.


O Clean Up Day contará com atrações para toda a família

Decisão atendeu pedido do MPSE e impôs multa de até R$ 500 mil à Iguá

Programa gratuito forma jovens em tecnologia com foco técnico e socioemocional

A médica Daniele Barreto apontada como mentora do crime, foi encontrada morta em cela de presídio. Demais envolvidos, continuam respondendo processo

A previsão é que até o fim desta quarta-feira (17) o fornecimento esteja normalizado