Lei que isenta consumidor de taxa de estacionamento é sancionada | F5 News - Sergipe Atualizado

Lei que isenta consumidor de taxa de estacionamento é sancionada
Cotidiano 05/03/2013 20h00 |


 

Clientes que comprovem despesas em estabelecimentos comerciais não precisam mais pagar taxas de estacionamento cobradas por estas empresas. A lei 7.595, que regulamenta esta e outras vantagens para os consumidores, é de autoria da deputada Ana Lúcia (PT) e do deputado Venâncio Fonseca(PP) e entrou em vigor ontem, 04. O cliente que permanecer no estabelecimento comercial por tempo inferior a trinta minutos também será isento da taxa.

A medida vale apenas para os consumidores que apresentem nota fiscal emitida no mesmo dia, comprovando assim a despesa efetuada no estabelecimento. Já nos casos em que não for possível demonstrar o consumo, a lei regulamenta que as taxas devem ser cobradas de maneira fracionada a cada cinco minutos, respeitando a proporção do valor relativo a uma hora de estacionamento.

Com a iniciativa, os estabelecimentos como supermercados, lojas, shoppings centers e instituições de ensino privado, são ainda obrigados a informar à população o que regulamenta a lei, por meio de afixação de cartazes informativos em suas dependências.

A medida foi adotada como forma de coibir a “venda casada”, situação em que a aquisição de um produto ou serviço é condicionada à compra ou pagamento de outro, que nem sempre é de interesse do comprador. A prática, expressamente proibida pelo Artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, é considerada crime contra a ordem econômica e contra as relações de consumo.

Apesar de se configurar uma conduta comercial abusiva e desleal, a chamada “venda casada” vinha sendo praticada por alguns estabelecimentos de Sergipe. Um exemplo disso é que, para se obter um determinado produto ou serviço nos shoppings da capital, o consumidor era obrigado a contratar os serviços de estacionamento do local, condicionando assim um serviço a outro. Com a Lei 7.595, o cidadão está protegido desta prática que mascara a exploração do consumidor, retirando sua liberdade de escolha, em nome de vantagens desproporcionais para o fornecedor.

Mais Notícias de Cotidiano
F5 News
24/09/2025  06h00 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta quarta-feira (24)
Temperaturas variam entre 24°C e 29°C na capital sergipana
Reprodução/SSP
23/09/2025  18h24 Homem é preso em Aracaju com 30Kg de drogas prontas para a venda
Prisão faz parte de operação que investiga tentativa de domínio do tráfico na região
SES/Reprodução
23/09/2025  17h56 Sergipe é pioneiro na capacitação para implantação de método contraceptivo
Curso para inserção do implante subdérmico foi realizado antes do calendário nacional do Ministério da Saúde e já formou 20 enfermeiros
Sintese
23/09/2025  16h51 Samuel Carvalho reage a protesto do Sintese e chama ato de “desrespeito”
Prefeito de Socorro acusa sindicato de intolerância religiosa e critica manifestação durante comemoração cívica
Pixabay/Ilustrativa
23/09/2025  16h38 Aracaju terá nova faculdade de Direito com foco em áreas emergentes
IMEI Academy inicia aulas em outubro com turmas reduzidas, metodologia trimestral e conteúdos voltados para áreas emergentes da advocacia

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado