Museu sergipano é finalista de concurso nacional de arquitetura
Monumento é o único projeto arquitetônico que concorre pelo Nordeste Cotidiano 09/08/2012 16h00 |Por Fernanda Araujo
O Museu da Gente Sergipana é finalista do concurso nacional “O melhor da arquitetura brasileira 2012”, na categoria de restauração. O museu disputou a primeira fase com mais de 30 monumentos históricos. Agora é finalista e concorre com apenas três projetos.
Para o arquiteto Ézio Déda, superintendente do Instituto Banese, é satisfatória a participação deste concurso pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Isso consolida o espaço não só como um museu interativo e por ser o único monumento arquitetônico concorrendo pelo Norte e Nordeste, mas também por seguir o mesmo parâmetro de excelência do país. É um reconhecimento da arquitetura de Sergipe”, afirma.
A seleção é realizada por uma equipe de curadores. O concurso tem por base a análise de diversos itens técnicos e resultados práticos obtidos pelas obras. O resultado final será anunciado em um grande evento no Memorial da América Latina, em São Paulo, no próximo dia 30 de outubro. O público pode votar pelo link http://abr-casa.com.br/premio/2012/restauro.php.
Conheça o Museu da Gente Sergipana
O prédio do museu foi construído em 1926 para se tornar a antiga escola Atheneu Dom Pedro II. Funcionou até a década de 50 para abrigar mais tarde diversos órgãos públicos. Em 1985 o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Sergipe. Mas, na década de 90 deixou de ser utilizado, ficando ao abandono até 2008. Com a parceria do Banese e do Governo do Estado de Sergipe, o prédio foi restaurado e inaugurado no dia 26 de novembro de 2011, em comemoração aos 50 anos do Banese. Hoje o museu também tem o apoio da Ágora Arquitetos Associados.
Hoje uma das principais atrações turísticas de Aracaju, o Museu da Gente Sergipana possui um espaço multimídia de última geração e é comparável ao Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, em São Paulo. O projeto de restauração custou aproximadamente R$ 22 milhões para a criação de um túnel com projeção em 360 graus, mesa gastronômica, auditório com capacidade para 100 pessoas, foyer, átrio cultural e galeria para exposições temporárias da cultura sergipana, entre outros.O museu está localizado na Av. Ivo do Prado, 398, Centro. Funciona de terça a sexta, das 10h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Foto: Aluízio Acciolly


Material foi encontrado em imóvel após denúncia; suspeito conseguiu fugir

De acordo com as investigações, ação fez parte de uma missão de um grupo criminoso

O homem de 31 anos foi preso no bairro Palestina

Ação policial ocorreu após denúncias da movimentação suspeita dos investigados

Inscrições começam na próxima semana e famílias de baixa renda poderão se inscrever