Pessoas surdas recebem acompanhamento para solicitar e emitir CNH
O objetivo é tornar o trânsito cada vez mais inclusivo e seguro para todos Cotidiano | Por Agência Sergipe 26/09/2023 07h34 |O trânsito tem espaço para todos, inclusive para as pessoas com deficiência. É nesse contexto que, segundo a legislação de trânsito brasileira, as pessoas surdas podem dirigir veículos, já que o principal sentido humano necessário à condução veicular é a visão. Para uma condução segura, a pessoa surda recebe o acolhimento no órgão de trânsito estadual.
Com esse objetivo de gerar um trânsito mais inclusivo em Sergipe, o Detran/SE conta com o acolhimento às pessoas com deficiência, conforme destacou Edneusa Vasconcelos, intérprete de libras. “Entendemos que as pessoas com deficiência precisam estar inseridas no trânsito”, ressaltou.
Dentre as pessoas que o Detran/SE mobiliza para o trânsito, estão as pessoas surdas que possuem total acolhimento na instituição. “Nós, que fazemos ao Detran/SE, trabalhos com atendimento individualizado ao surdo no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, relatou Edneusa Vasconcelos.
Esse acolhimento é feito durante todo o processo de solicitação da CNH. “Atendemos a pessoa surda nas partes médica e psicológica, nas provas escritas, nas provas de carro para conseguir esse tão importante documento”, acrescentou a intérprete de libras e integrante do Detran/SE.





