Professores do Estado paralisarão as atividades na próxima quarta-feira | F5 News - Sergipe Atualizado

Professores do Estado paralisarão as atividades na próxima quarta-feira
Cotidiano 26/10/2012 15h03 |


Por Fernanda Araujo

Os professores da rede pública de ensino de Sergipe participaram de mais uma assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Sergipe (Sintese), nesta sexta-feira (26).

Os professores decidiram paralisar as atividades na próxima quarta-feira (31) e em seguida farão ato público no Palácio dos Despachos. Segundo a assessora de comunicação do sindicato, Caroline Rejane, os professores não aceitam o reajuste salarial que tramita na Assembleia Legislativa de 6,5% porque ratifica a destruição da carreira, quando há reajuste diferenciado também aos professores de ensino médio.

“A categoria já tinha feito uma proposta em 18 de setembro e teve aprovação por unanimidade pelos deputados estaduais. A proposta foi levada ao governo, foi pedido audiência com o governador Marcelo Déda, na época, mas, até o momento, não há resposta nem dele e nem do governador em exercício Jackson Barreto”, afirma.

A proposta dos professores recomenda que o Governo pague os 6,5% ainda esse mês, somando os demais meses de janeiro, fevereiro e março de 2013, aumentando assim em 19,5%, e consecutivamente, para os demais meses desse ano. “Assim, não haverá tantas perdas para os professores e é possível reajustar o Piso para toda a categoria dentro do orçamento do Estado, sendo que o retroativo será negociado posteriormente”.

Sobre a audiência do Sintese com o secretário da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, a assessoria não tem informações. O F5 News tentou falar a presidente do sindicato Ângela Melo, mas não foi possível.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

O Sintese questiona também a lei estadual 213/2011, que segundo a categoria desvincula a formação em Nível Médio do quadro permanente de educadores da rede estadual. A assessoria judídica do sindicato, atrabés da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) enviou um protocolo na quarta-feira passada ao Supremo Tribunal Federal informando que a lei é inconstitucional.

Os educadores aguardam agora a avaliação do STF. O site do STF informa que a construção do relatório da ação estará a cargo do Ministro Celso Mello.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/Freepik
20/09/2025  15h30 Muito aceito e muito perigoso, o álcool afeta corpo, cérebro e psicológico
Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício
Ascom
20/09/2025  10h30 Sistema acessível de produção de hidrogênio é foco de pesquisa sergipana
Projeto da Unit usa energia solar para gerar hidrogênio verde e reduzir microplásticos
Divulgação
20/09/2025  10h18 Homem é indiciado por maus-tratos após deixar cadela trancada em carro
Animal foi resgatado em posto de gasolina no bairro Atalaia
Divulgação
20/09/2025  10h00 Festival do Camarão retorna a São Cristóvão com música, arte e gastronomia
Evento acontece entre os dias 20 e 21 de setembro na Praça São Francisco
reprodução/redes sociais
20/09/2025  08h11 Médica sofre tentativa de estupro em UPA de Lagarto e é demitida
Cremese denuncia descaso; prefeitura abre apuração sobre o caso

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado