Quem desrespeitar faixas de ônibus está sujeito a multa de R$ 293,47
A infração é considerada gravíssima e o condutor registra 7 pontos na CNH Cotidiano | Por F5 News 28/09/2023 17h10 |Após um período de quase 60 dias de adaptação, a partir deste domingo (1º), os condutores que desrespeitarem as regras de circulação das faixas exclusivas dos corredores de mobilidade de Aracaju (SE) enfrentarão consequências mais severas, uma vez que estarão sujeitos à autuação por infração de trânsito gravíssima, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O término da fase de adaptação está marcado para esse sábado (30), encerrando um período que contou com uma campanha educativa promovida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju. Essa campanha teve como foco a conscientização dos pedestres, a orientação sobre o acesso aos abrigos de ônibus e a promoção do respeito dos condutores às lombofaixas e faixas exclusivas.
Aqueles que desrespeitarem as regras das faixas exclusivas cometem infração gravíssima, com uma multa no valor de R$ 293,47 e a aplicação de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme estipulado no Artigo 184, III do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
No que diz respeito à utilização das faixas exclusivas, é importante observar que, no corredor Hermes Fontes, apenas os ônibus do transporte público, táxis, transportes escolares e veículos oficiais devidamente caracterizados têm permissão para trafegar. Entretanto, é proibido que táxis e transportes escolares realizem embarque e desembarque nesse corredor.
Já nos corredores Beira Mar, Centro/Jardins e Augusto Franco, há uma padronização de horários para a circulação de veículos particulares. A proibição de circulação dos automóveis pelas faixas exclusivas é aplicável de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Táxis, transporte escolar e veículos oficiais caracterizados têm permissão para trafegar nessas faixas.
"Utilizamos diversos meios de comunicação para informar a população sobre as regras dos corredores, realizamos uma intensa campanha educativa e de orientação e estendemos o período de adaptação. No entanto, a partir do domingo, os condutores que desrespeitarem as regras poderão ser autuados", diz o superintendente da SMTT, Renato Telles. "Já notamos um maior respeito dos condutores em relação às faixas exclusivas, e esperamos que essa tendência se fortaleça após o fim do período de adaptação", completa.
Renato Telles também ressalta o propósito dos corredores de mobilidade e das faixas exclusivas. "É importante reiterar que os corredores foram concebidos para priorizar e agilizar o deslocamento dos ônibus coletivos, o que tem sido eficaz. Com a implementação das faixas exclusivas, o tempo médio de viagem dos ônibus foi reduzido em cerca de 26%", informa.
Com informações da SMTT de Aracaju.





