Secretaria de Saúde de Aracaju confirma primeiro caso de febre maculosa | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Secretaria de Saúde de Aracaju confirma primeiro caso de febre maculosa
Paciente, um jovem de 15 anos, tem contato com cavalos, galinhas e cães diariamente
Cotidiano | Por F5 News 28/07/2023 10h30 |


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju confirmou, nesta sexta-feira (28), o primeiro caso de febre maculosa na capital sergipana. O paciente é um adolescente de 15 anos, morador do bairro Porto Dantas, na zona norte. O jovem já recebeu alta e está bem.

Segundo a SMS, o jovem diariamente entra em contato com cavalos, cães, galinhas, e não possui histórico de viagens recentes.

A pasta detalhou que os primeiros sintomas apareceram no dia 19 de junho -  febre, náusea, cefaleia, dor abdominal, mialgia, prostração, astenia e tosse piosanguinolenta. Dessa forma, o adolescente procurou o Hospital Regional José Franco e, no mesmo dia, foi realizada a coleta para febre maculosa e arboviroses.

No dia 22 de junho, o resultado foi positivo para chikungunya. Após melhora, o adolescente recebeu alta hospitalar no dia 26 do mesmo mês.

O resultado positivo para febre maculosa só foi constatado em 20 de julho. O Centro de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVS) da SMS segue monitorando e aguardando o resultado da segunda amostra da sorologia e dos carrapatos recolhidos no cavalo. 

Após a confirmação, uma equipe do Centro de Controle de Zoonozes foi até a residência do paciente para realizar as investigações sobre o caso. A equipe visitou em 160 residências ao longo de sete quarteirões da região, com o intuito de realizar ações educativas sobre saúde a doença para a população e para verificar a existência de outras pessoas e animais com sintomas. Foram realizadas coletas de sangue em treze cães domiciliados, além de outros procedimentos educativos.

Febre Maculosa 

A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. O carrapato-estrela não é o carrapato comum, encontrado geralmente em cachorros, mas se trata da espécie Amblyomma cajennense, que pode ser encontrada em bois, cavalos, cães, aves domésticas, gambás, coelhos e especialmente na capivara. 

Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar por um tempo prolongado fixado na pele das pessoas. Os carrapatos mais jovens e de menor tamanho são os mais perigosos, porque são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Com informações da SMS de Aracaju
 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação/ASN
20/10/2025 22h27 Semac alerta para chuvas intensas e ventos fortes em Sergipe
PMSE
20/10/2025 17h54 Três homens são presos por saquearem carga após acidente com morte na BR-101
Pixabay
20/10/2025 17h47 Homem é preso após perseguir e fazer gestos obscenos para mulher em Aracaju
Maria Odília/Ascom Seed
20/10/2025 17h44 Sergipe inicia aplicações do Saeb 2025 nas escolas da rede pública
PMSE luzes viatura giroflex sirene
20/10/2025 17h38 Homem é preso suspeito de assassinar o próprio pai a facadas em Carira

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado