Sergipe inicia aplicações do Saeb 2025 nas escolas da rede pública
A avaliação mobiliza escolas públicas privadas para medir a qualidade da educação Cotidiano | Por Agência Sergipe 20/10/2025 17h44 - Atualizado em 20/10/2025 17h52 |As aplicações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 tiveram início nesta segunda-feira, 20, em todo o estado de Sergipe. As escolas das redes pública estadual, municipal e privada estão mobilizadas e organizadas para o processo que segue até o dia 31 de outubro. Participam da avaliação os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Além dos estudantes, professores e gestores também contribuem com o preenchimento dos questionários contextuais, e os pais ou responsáveis participam respondendo ao questionário socioeconômico.
O Saeb tem como finalidade diagnosticar a qualidade da educação básica em todo o país, gerando indicadores que orientam a formulação e o aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para garantir a ampla participação das unidades de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem realizando reuniões com gestores, disponibilizando simulados e desenvolvendo ações de acolhimento e mobilização junto às equipes escolares e aos estudantes.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, acompanha a aplicação da avaliação e destaca que é um momento de todos abraçarem o movimento que resultará nos avanços da qualidade da educação. “Estamos firmes para alcançar os 100% e confirmamos o potencial da educação sergipana. É uma oportunidade de refletir sobre o aprendizado, fortalecer a educação e construir um futuro cheio de oportunidades”, avaliou.
No Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, o clima é de mobilização e engajamento para a avaliação. A equipe gestora e os estudantes ressaltam a relevância da avaliação como ferramenta para o aprimoramento do ensino e o fortalecimento do aprendizado.
De acordo com Gabriel Oliveira, aluno da 3ª série do Ensino Médio, a preparação para o Saeb em sua escola tem sido bastante proveitosa. “Aqui na escola temos um preparo especial para esse tipo de avaliação, voltado à recomposição diária. O professor André, de Matemática, por exemplo, foca bastante na retomada do conhecimento que adquirimos no Ensino Fundamental, a fim de que possamos fazer uma boa prova e medir nosso conhecimento do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Além disso, o Saeb é bem importante porque apresenta situações reais, nas quais podemos aplicar a matemática do nosso dia a dia”, conta.
Segundo Lucas Costa, também da 3ª série do Ensino Médio, a avaliação marca o encerramento de sua jornada na educação básica. “Essa é uma prova que testa nossos conhecimentos, reunindo tudo que aprendemos desde o Ensino Fundamental até agora. Este ano estou encerrando minha trajetória estudantil, e essa avaliação servirá para medir todo o meu aprendizado ao longo desses anos, além de mostrar se alcancei minhas metas”, expressa.
Para Joana Vitória Ismerim, aluna do 9º ano do Fundamental, esta será a primeira vez que realizará a prova do Saeb. “Espero que ela me ajude a evoluir meu conhecimento e que agregue para o meu futuro. Já participei de dois simulados, então, estou tranquila e confiante de que vou conseguir fazer a prova com calma”, considera.
A direção da escola destaca que o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma ferramenta estratégica para avaliar o desempenho dos estudantes e orientar melhorias pedagógicas.
Segundo Andreza Cristina Andrade, gestora da unidade, a avaliação é de grande relevância, pois fornece um norte para a escola. “O Saeb é extremamente importante para sabermos se estamos indo no caminho correto. Além disso, traz credibilidade para a escola. Quando temos resultados positivos, eles reverberam em toda a comunidade. Ela passa a olhar para a nossa escola como um lugar em que as famílias podem confiar seus filhos, porque têm a garantia de uma educação de qualidade. Nosso trabalho profissional também é norteado por essas avaliações, como o Saeb, e pelo Saese. Isso nos faz buscar melhorias constantes, novas metodologias e formas de fazer com que os estudantes se envolvam mais nos estudos, garantindo que eles saiam da escola mais bem formados”, pontua.
De acordo com o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, prof. João Luiz Dória, as escolas municipais já estão mobilizadas por ser este um momento único para que se tenha um diagnóstico da educação, não somente das redes estadual e municipais, mas também da educação sergipana. “É um momento de os alunos e pais participarem para que tenhamos uma boa avaliação”, frisa.
O que é o Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma avaliação aplicada em todo o Brasil que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas e privadas, avaliando o desempenho dos estudantes em diferentes etapas da educação básica. O Saeb é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação. Seus resultados fornecem dados importantes para a melhoria das práticas pedagógicas e das políticas educacionais, auxiliando no planejamento escolar, garantindo maior transparência e credibilidade à educação e permitindo que gestores e professores verifiquem se as ações pedagógicas estão no caminho certo.





