Sergipe inaugura Hospital do Câncer Marcelo Déda com 230 leitos
Unidade de R$170 milhões amplia atendimento oncológico no estado Cotidiano | Por F5 News 10/12/2025 20h54 |O Governo de Sergipe inaugurou, nesta quarta-feira (10), o Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda (HCS), no bairro Capucho, em Aracaju. Com investimento superior a R$ 170 milhões, a unidade se torna o maior equipamento público estadual voltado ao tratamento oncológico, ampliando a rede de diagnóstico, quimioterapia, cirurgias e cuidados paliativos.
Segundo o governo, quando a atual gestão assumiu o estado, em 2022, apenas 9% da obra haviam sido executados. O novo hospital conta com 230 leitos, incluindo UTIs adulta e pediátrica, enfermarias, leitos de isolamento e 75 pontos para quimioterapia. A capacidade de infusão oncológica aumenta de 24 para 60 pontos adultos somente na primeira fase de funcionamento.
Na inauguração, o governador Fábio Mitidieri destacou o impacto do equipamento para a saúde pública. Ele ressaltou o esforço conjunto de diferentes gestões e da bancada federal para viabilizar os recursos necessários. O Ministério da Saúde também anunciou apoio ao custeio, bolsas de residência e a cessão de tomógrafo e ressonância via PAC Saúde.
O atendimento será ampliado por etapas. Em janeiro, entram em operação o ambulatório e os serviços de imagem. As demais fases seguirão o cronograma da Parceria Público-Privada (PPP). A expectativa é reduzir filas e triplicar a oferta de tratamento oncológico hoje realizada pelo Huse.
O Hospital do Câncer integrará e fortalecerá toda a Rede Estadual de Atenção Oncológica, junto ao Huse, Hospital de Cirurgia, HU-UFS e centros especializados, reforçando a estrutura para diagnóstico precoce e tratamento do câncer em Sergipe.
