Sergipe realiza primeira Conferência Camponesa
Cotidiano 08/08/2012 10h53 |Por Elisângela Valença
No ano em que o Brasil completa 50 anos do primeiro Congresso Camponês, Sergipe vai realizar sua primeira Conferência Camponesa. A ação é resultado da parceria dos movimentos sociais do campo sergipanos, e visa a discutir a realidade do campo no Estado. A conferência estadual é um preparatório para a etapa nacional, o Encontro Unitário dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas, que vai acontecer de 20 a 22 de agosto, em Brasília.
Segundo Gislene Reis, diretora nacional do Movimento dos Sem Terra (MST) em Sergipe, a Conferência deve reunir cerca de 250 pessoas e a expectativa é levar 180 delegados, representantes de vários movimentos sociais sergipanos, para a conferência nacional.
A Conferência Camponesa de Sergipe começa hoje, 8, e vai até o dia 10, discutindo a realidade do campo e de seus movimentos sociais, avaliando a conjuntura atual a partir da perspectiva histórica, rememorando mártires do movimento e destacando o papel de jovens, homens e mulheres nas questões da terra.
O evento acontece no Assentamento Moacir Wanderley – Quissamã e conta com a presença João Pedro Stédile, dirigente nacional do MST. Às 19 horas, tem o lançamento do Dicionário da Educação do Campo, que traz uma síntese da compreensão teórica e prática da Educação do Campo. A publicação traz 113 verbetes e é voltada a estudantes do ensino médio ao superior, incluindo pós-graduação, além de pesquisadores e movimentos sociais.


De acordo com as investigações, ação fez parte de uma missão de um grupo criminoso

O homem de 31 anos foi preso no bairro Palestina

Ação policial ocorreu após denúncias da movimentação suspeita dos investigados

Inscrições começam na próxima semana e famílias de baixa renda poderão se inscrever

Previsão aponta muitas nuvens, temperaturas entre 24°C e 27°C e ventos fracos