SES reforça prevenção ao mosquito da dengue, chikungunya e zika
No domingo (27), um bebê de 10 meses morreu de dengue em Nossa Senhora da Glória Cotidiano | Por F5 News 31/08/2023 20h10 - Atualizado em 31/08/2023 20h12 |A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES), informou que vem desenvolvendo e monitorando ações de enfrentamento às doenças causadas por mosquitos. Além de visitas realizadas por agentes de endemias para eliminar criadouros do mosquito, o carro fumacê tem atuado nos locais com maior incidência de casos.
Na manhã desta quinta (31), o F5 News informou sobre a morte de um bebê de 10 meses causada por uma dengue grave em Nossa Senhora da Glória, município do Alto Sertão Sergipano. O caso aconteceu no último domingo (27) e a informação foi divulgada pela SES nesta quinta-feira.
A pasta se manifestou sobre o assunto por intermédio de nota, cuja íntegra está a seguir.
Sobre o caso da criança M.E.M.C de 10 meses, residente do município de Porto da Folha que veio a óbito em decorrência de dengue grave, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) informa que a paciente deu entrada no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória no último dia 27, encaminhada pela Unidade de pronto Atendimento de Porto da Folha.
A criança chegou à unidade hospitalar com quadro de hipoatividade e com dificuldade de acesso venoso, foi atendida pelo plantonista e encaminhada ao Setor de Estabilização já em máscara de Hudson. A paciente apresentava diminuição da saturação (79%), cianose periférica e labial. Foi realizado RX de Tórax, aquecido a lactente. Após apresentar crise convulsiva e ser medicada, a paciente evoluiu com PCR, onde foi realizada reanimação, intubação e administração de adrenalina. Apesar de todos os esforços da equipe médica, infelizmente, a paciente veio a óbito em decorrência de síndrome de choque da dengue.
A Secretaria de Saúde do Estado informa que foram contabilizados nove óbitos por dengue em 2023. Houve, também, registro de quatro óbitos por chikungunya. Ambas as arboviroses são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo a pasta, todas as ações de enfrentamento têm como objetivo a prevenção ao mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika.
A gerente de Endemias, Sidney Sá, afirmou que o carro fumacê já está nas cidades onde há mais focos. “No mês de agosto, trabalhamos em cinco municípios, agora no mês de setembro já temos programação para mais nove. Além do carro fumacê, a SES vem desenvolvendo ações e capacitando os profissionais das coordenações da Vigilância Epidemiológica de todos os 75 municípios”, disse.
A SES lembra ainda que, além das ações desenvolvidas pelo governo, a população precisa adotar medidas preventivas, como tirar lixo acumulado nos quintais e manter fechados os reservatórios de água, entre outros cuidados.





