Grande Aracaju
Setransp alerta sobre a atuação de clandestinos em terminais
Segundo a entidade, receita durante pandemia da Covid-19 caiu quase 72%
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 05/06/2020 11h10 - Atualizado em 05/06/2020 14h35

Com a pandemia da Covid-19, o setor de transporte coletivo em Aracaju se vê cada vez mais prejudicado pela queda no número de usuários. Um ingrediente que agrava esse problema, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp), é o uso clandestino de cartões Mais Aracaju, principalmente no Terminal de Integração Fernando Sávio, no Centro da capital.

A utilização dos cartões Mais Aracaju tem sido adotada como uma forma de prevenção à Covid-19 pela Aracajucard - empresa que os gerencia -, para que usuários não precisem recorrer ao dinheiro em espécie, potencial transmissor do vírus. Mas, diante da procura desenfreada pela compra clandestina da passagem de ônibus, o sindicato tem chamado a atenção para os riscos.

Conforme o sindicato, cada vez mais, a população tem buscado comprar passagens no Terminal de Integração Fernando Sávio, no Centro da capital, das mãos de pessoas que ficam nas catracas com diversos cartões recarregados.

Vale lembrar que estes cartões são de uso exclusivo do usuário solicitante e tal prática é ilegal, segundo o Setransp, que reforça o pedido de fiscalização dos órgãos públicos a esse comportamento que afeta diretamente o setor de transporte público coletivo.

Conforme dados do sindicato, diante da queda de passageiros ocorrida durante a pandemia, por conta do isolamento social, a redução de receita nesse período chegou a 72%, o que representa uma perda de mais de R$ 14,379 milhões no período. 

Combate ao vírus

Para diminuir o risco de contágio, a Aracajucard segue com ação nos Terminais de Integração para evitar a troca da passagem de créditos no cartão pré-pago por dinheiro, bem como foi retomado o sistema de atendimento pessoal em alguns terminais, para que a população tenha facilidade de adquirir a recarga dos cartões Mais Aracaju.

* com informações do Setransp.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Pai e filho são assassinados no município de Nossa Senhora das Dores
05/07/2020  07h55 Pai e filho são assassinados no município de Nossa Senhora das Dores
Sergipe tem mais de 29,7 mil casos confirmados e 783 mortes por coronavírus
04/07/2020  20h44 Sergipe tem mais de 29,7 mil casos confirmados e 783 mortes por coronavírus
Governo amplia leitos, mas 2ª fase da retomada da economia pode ser adiada
04/07/2020  16h10 Governo amplia leitos, mas 2ª fase da retomada da economia pode ser adiada
Dois homens são assassinados dentro de carro em Itabaiana
04/07/2020  15h26 Dois homens são assassinados dentro de carro em Itabaiana
Ciclista morre em acidente no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju
04/07/2020  15h02 Ciclista morre em acidente no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju