Setransp não comparece a debate sobre transporte público na Câmara
"Movimento Não Pago" insiste em auditoria nas empresas Cotidiano 11/03/2013 19h30 |Por Adriana Meneses
Na tarde dessa segunda-feira (11), a Câmara de Vereadores de Aracaju abriu espaço para uma sessão especial com objetivo de serem discutidas supostas irregularidades do transporte público de Aracaju, desde as condições físicas dos veículos até os reajustes na tarifa. O requerimento da sessão foi feito pelo vereador Iran Barbosa (PT). Participaram do debate representantes do “Movimento Não Pago”, SMTT e vereadores. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), mesmo recebendo o convite para participar na sessão, não enviou nenhum representante.
Para o vereador Iran Barbosa (foto ao lado), que requisitou o debate, os parlamentares têm obrigação de incentivar e promover sessões como de hoje para que a sociedade possa discutir e apresentar as suas necessidades. Ele lembrou que os reajustes nas tarifas do transporte público de Aracaju têm que ser analisados e aprovados pelos vereadores.
“Queremos que a Câmara seja ouvida e se debruce sobre isso, como manda o artigo 239 da nossa Lei Orgânica. Transporte público é de interesse de toda a sociedade e a Câmara não pode se furtar a este debate. Vamos ouvir todos os representantes dos setores envolvidos para que possamos nos apropriar de dados concretos e ter posição sobre eles de forma clara”, afirmou.
Durante o discurso, o representante do “Movimento Não Pago”, Demétrio Varjão (foto ao lado), informou que há anos vem exigindo do poder público a realização de uma auditoria dos custos das empresas de ônibus, que teve acesso ao documento e realizou uma análise, descobrindo o que chamou de irregularidades e que podem estar onerando a tarifa paga pelos usuários do transporte.
“As irregularidades foram muitas, a inflação na tarifa nos últimos anos chegou a quase 150%, bem maior que o salário mínimo. As condições dos veículos são vergonhosas e só a sociedade que precisa desse transporte é que vem sofrendo com os absurdos praticados pelos empresários. Queremos que a sociedade não seja mais lesada”, disse.
Representando a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o superintendente do órgão, Nelson Felipe (foto ao lado), falou sobre os constantes desafios da instituição em fiscalizar os veículos e buscar os melhores serviços para a população. “Nosso trabalho é buscar o que for melhor para a sociedade. Queremos que o povo pague o preço justo e que tenha boas condições no transporte. Temos transparências nas nossas ações e vamos continuar fazendo o que for possível para que o povo tenha um transporte digno”, observou.
Ainda durante a sessão especial o vereador Iran Barbosa lamentou a não participação do Setransp no debate. Para Iran, o debate ficou enfraquecido sem a visão dos empresários do transporte público de Aracaju. “Seria importente que ouvíssemos também o que os empresários teriam a dizer sobre o que está sendo dito aqui a respeito das reclamações dos usuários e sobre a análise da planilha de custo dos ônibus. Essa ausência do Setransp só dificulta a nossa análise quanto ao pedido de reajuste das tarifas, pois a análise feita pelos movimentos aponta que devemos reduzir a tarifa e não majorar”, afirmou.


Durante ação foram identificados 10 pontos com supostas práticas ilegais na recepção da energia elétrica

Audiências buscam soluções para higiene, ordenamento urbano e preservação ambiental

Imagens mostram momento em que o carro passa desgovernado e derruba placa perto do trabalhador

O suspeito havia descumprido medida protetiva

A Yalorixá Mãe Jacira do Ogum mantém essa tradição há mais de 50 anos