Teste rápido de AIDS é feito no centro de Aracaju
Cotidiano 30/11/2012 17h11 |Por Adriana Meneses
Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, que acontece nesse sábado (1º) Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe lançou, na tarde dessa sexta-feira (30), a Unidade Móvel do Centro de Testagem de Aconselhamento (CTA) denominada “FIQUE SABENDO”, que tem objetivo de realizar testes rápidos de AIDS e SÍFILIS na população. O lançamento aconteceu na praça central do Mercado Municipal.
De acordo com o médico e coordenador do projeto, Almir Santana, a unidade móvel vai promover com maior acessibilidade e rapidez o diagnostico do vírus HIV. Com o teste rápido, em apenas 20 minutos o resultado diagnosticado. “O diagnostico da AIDS vem sendo descoberto de forma tardia e já em um estágio já avançado da doença, onde muitas vezes o processo de controle não costuma mais ser eficaz, por isso estamos nessa campanha para ajudar a combater e a diagnosticar com rapidez os portadores do vírus”, disse.
Almir Santana explica que o teste rápido é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue da ponta do dedo. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Porém, caso venha a ser positivo, é feito outro teste para confirmação. “É importante lembrar além da coleta de sangue, as pessoas que vão fazer o teste passam por sessões de aconselhamento com profissionais da saúde, ante e após a coleta”.
Nesse sábado (1º) a unidade móvel do CTA “Fique Sabendo” vai está com sua equipe realizando teste e afazendo a distribuição de panfletos e preservativos para a população na Praça General , centro de Aracaju, a partir das 9h.


Acidente ocorreu na curva do Lajedão, na SE-230; vítima foi arremessada para fora do veículo

As provas acontecem no próximo dia 28 de setembro e oferta 50 vagas

A prisão aconteceu na madrugada do sábado (20), no bairro Industrial durante patrulhamento de rotina

Homem foi flagrado com tabletes de droga enterrados no quintal de casa

Psicóloga explica que fatores como a sensação de prazer potem potencializar o vício