Em agosto, as vendas do comércio sergipano diminuíram 0,6%
No acumulado do ano a receita nominal cresceu 5,5%, aponta Fies Economia 17/10/2018 10h35 |As vendas do comércio varejista ampliado sergipano, no oitavo mês do ano, registraram queda de 0,6%, sobre o último mês de julho, na série com ajuste sazonal (utilizado para uniformizar os períodos de comparação).
Em relação ao mês de agosto do ano passado, as vendas expandiram-se em 3,6%. O movimento de alta também foi observado no desempenho das vendas no acumulado do ano (janeiro a agosto), que registrou variação positiva de 3,9%.
A receita nominal das vendas do comércio varejista ampliado apresentou queda de 0,9% na série ajustada, em relação ao último mês de julho. Na comparação com agosto de 2017, verificou-se elevação, de 5,5%. No acumulado do ano (até agosto de 2018), a receita nominal também cresceu 5,5%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
As vendas e a receita nominal do comércio ampliado abrangem as atividades do varejo restrito, as vendas de material de construção e o comércio de veículos, motos, partes e peças.
Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.
Fonte: Fies


Segmento de caminhões lidera alta com aumento de 93% no mês


No dia anterior, o dólar fechou em queda de 0,78%, cotado a R$ 5,463. Ibovespa, principal índice da Bolsa, subiu 1,04%, aos 134,5 mil pontos

Exportações e importações tiveram recordes, mas compras cresceram mais

No dia anterior, o dólar fechou estável, com leve recuo de 0,01%, cotado a R$ 5,506. Ibovespa, principal índice da Bolsa, subiu 0,14%