Em carta, empresários cobram plano de retomada da atividade econômica | F5 News - Sergipe Atualizado

Em carta, empresários cobram plano de retomada da atividade econômica
Documento direcionado à população demonstra preocupação do setor produtivo
Economia | Por F5 News 13/05/2020 19h35 |


Em carta direcionada à população, o setor produtivo sergipano, responsável pela geração de mais de 300 mil empregos, demonstrou insatisfação com a ausência de respostas por parte do Governo do Estado sobre um plano de retomada da atividade econômica. 

Na carta, as entidades do segmento empresarial de comércio, serviços, turismo, construção civil, indústria, transportes e agricultura apresentam questionamentos a serem feitos às autoridades constituídas, pedindo a oportunidade de negociação para a retomada gradativa das ocupações econômicas.

O documento, assinado por 19 entidades, reclama da “ausência de um plano estruturado de combate ao Covid-19 que proteja, de forma clara e objetiva, a saúde dos sergipanos e a economia do nosso estado”.  A categoria questiona, também, a eficácia das medidas de distanciamento social e os resultados pouco expressivos no combate à doença, que atinge menos de 1% da população sergipana.

As entidades reforçam, ainda, seu comprometimento com o Poder Público, inclusive auxiliando na compra de materiais para a área de saúde, lembrando que o setor produtivo é agente contributivo gerador de emprego e renda para a população e que há um grande risco de desemprego, devido ao fechamento das empresas e à interrupção de atividades.

Por meio do texto, o setor produtivo pede que que seja aberto um canal real de diálogo, para discutir a elaboração urgente de um Plano de Expansão da Estrutura de Saúde para atendimento às vítimas do Covid-19, simultaneamente com um Plano de Retomada das atividades econômicas, respeitando as imposições de distanciamento social e os protocolos de biossegurança para evitar a transmissão da doença.

O Governo do Estado ainda não se pronunciou sobre o assunto. A previsão é de que um novo decreto seja apresentado no dia 18 de maio.

Confira carta na íntegra:

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo
07/07/2025  19h00 Produção de veículos cresce 7,8% no primeiro semestre, diz Anfavea
Marcelo Camargo/Agência Brasil
07/07/2025  16h30 Combustível: governo prevê queda de preço se petróleo mantiver cotação
Metropoles/reprodução
07/07/2025  15h34 Vendas de combustíveis em Sergipe crescem 4,2% em maio de 2025
Agência Sergipe
07/07/2025  11h33 Vendas de veículos novos em Sergipe somaram 1.441 unidades, em junho
José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
07/07/2025  10h40 Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,18%

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado