Governo diz ter ‘estratégia’ para retomada das atividades econômicas | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Governo diz ter ‘estratégia’ para retomada das atividades econômicas
Estado responde a pleito do setor produtivo por ações contra crise da pandemia
Economia | Por Will Rodriguez 14/05/2020 12h55 |


O governo de Sergipe disse hoje (14) ter uma ‘estratégia’ para a reabertura dos setores da atividade econômica penalizados pelas medidas de restrição da circulação de pessoas que visam conter o avanço da Covid-19, mas não deu detalhes e nem disse quando ela deve ser exposta ou aplicada. A manifestação veio em resposta à carta aberta divulgada por entidades do setor produtivo sergipano, pela qual cobraram mais engajamento do Executivo na construção de medidas de enfrentamento à crise social e sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus.

“O Governo possui uma estratégia, mas entende que neste momento de crescimento da curva de novos casos de contaminação e óbitos, não é adequado sua divulgação e lançamento”, diz a nota do Estado, que argumenta ter baseado as medidas adotadas em orientações de especialistas da Saúde e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Segundo o governo, o plano para combater a Covid-19 foi construído antes da confirmação dos primeiros casos no estado. “Prova é a ampliação de novos leitos de UTI e de enfermaria, dos protocolos e da regulação que foram implementados”. O Estado também alega que “caso as medidas de isolamento não fossem tomadas no início da pandemia, Sergipe estaria com números de infectados e hospitalizados muito mais alarmantes do que os atuais”. 

No documento, o governo estadual disse manter o diálogo com o setor produtivo, mas afirma não ser possível atender à reivindicação de isenção de ICMS que, pelos cálculos do Executivo, teria um impacto de quase R$ 900 milhões na arrecadação estadual.  “Algo impensável para um governo que precisa honrar seus compromissos com servidores públicos, fornecedores, repasse para os Poderes e para os 75 municípios, entre outras responsabilidades”, declara. 

O Executivo sergipano citou “adequações de ordem tributária que facilitaram a vida das empresas” e as linhas de crédito do Banese “em condições especiais de prazos e taxas de juros, em valores que chegam a R$ 500 milhões para capital de giro e investimentos” como medidas adotadas com a intenção de auxiliar os empresários a mitigar os efeitos da crise. 

À imprensa, o governador Belivaldo Chagas disse que os técnicos da Secretaria da Saúde devem avaliar a evolução dos casos e a ocupação dos leitos hospitalares até o domingo para embasar o decreto que deve ser editado na segunda-feira (18), “com possibilidade de mais restrições”. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
07/07/2025  16h30 Combustível: governo prevê queda de preço se petróleo mantiver cotação
Metropoles/reprodução
07/07/2025  15h34 Vendas de combustíveis em Sergipe crescem 4,2% em maio de 2025
Agência Sergipe
07/07/2025  11h33 Vendas de veículos novos em Sergipe somaram 1.441 unidades, em junho
José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
07/07/2025  10h40 Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,18%
Valter Campananto / Agência Brasil
07/07/2025  10h04 Dólar abre em alta com ameaças de Trump e novo prazo para tarifaço

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado