Lojas do Jardins têm a opção de fechar ou não em horário de jogo
Decisão não agrada FCDL. Acese diz que não trará problemas ao comércio Economia 19/06/2013 15h30 |Por Fernanda Araujo
Por causa de jogos da Copa das Confederações, as lojas do comércio e de shoppings tiveram seus horários alterados em todo o Brasil.
Em Aracaju (SE), a assessoria de comunicação do shopping Jardins anunciou que as lojas terão a opção de fechar ou não no horário do jogo do Brasil contra o México, daqui a pouco em Fortaleza. Já as lojas do Riomar abrirão normalmente sem interrupções. No sábado (22), na partida de Brasil contra Itália, ainda deve ser decidido. A informação foi confirmada através dos assessores, Leonardo Lotti e Ana Paula Caldas.
Já o comércio do centro da capital continuará aberto na primeira fase da Copa das Confederações, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Na avaliação do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto, o período em que as lojas do Jardins poderão fechar não deve trazer problemas ao comércio aracajuano.
“Na hora do jogo naturalmente as pessoas não estarão na rua, provavelmente vão estar em casa assistindo. Acho que duas horas de lojas fechadas não vão afetar negativamente o comércio, até porque logo depois, a partir das 18h, as lojas reabrirão”, diz.
Porém, o presidente da Federação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sergipe (FCDL), Gilson Figueiredo, reagiu negativamente à possibilidade de que as lojas fechem. “Eu acredito que poderá afetar, sim. Impedindo as pessoas de fazer compras nesse horário, vai diminuir a quantidade de pessoas nos shoppings, sem dúvida”. Ele lembra que sábado passado algumas lojas fecharam e, apesar de não ter afetado significativamente, não deixou de trazer problemas.
Para os lojistas, fechar lojas por dois dias em um único mês é péssimo para o setor. Em Fortaleza, as portas do comércio atacadista e varejista também estão fechadas hoje e no próximo jogo, no dia 27. Além disso, foi decretado projeto de lei 232/2013, do executivo municipal, que transforma essas datas em feriados.


Resultado representa sexta alta seguida do setor

Sergipe, junto do DF e do Amazonas, registrou maiores crescimentos entre os estados

Na véspera, o dólar terminou a sessão em queda de 0,27%, cotado a R$ 5,392. Ibovespa subiu 0,56%, aos 143,1 mil pontos, e bateu recordes

Laranja se destaca com aumento de 94% no valor de produção; milho segue líder no estado

Estado teve alta de 11,7% em 12 meses, acima do país e alinhado ao avanço do Nordeste