Sebrae: negócios que inovaram durante a pandemia tiveram perdas menores | F5 News - Sergipe Atualizado

Sebrae: negócios que inovaram durante a pandemia tiveram perdas menores
Entidade disponibiliza cursos e aulas gratuitas para pequenas empresas
Economia | Por Agência Brasil 17/10/2020 10h02 - Atualizado em 18/10/2020 09h30 |


Um em cada quatro donos de pequenos negócios implementou alguma inovação desde o início da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os empresários que desenvolveram práticas inovadoras em seus negócios tiveram mais sucesso na melhora do nível de faturamento. Enquanto os pequenos negócios inovadores registraram perda de 32% da receita, as empresas que não inovaram tiveram um percentual de perda maior (39%).

Para incentivar a inovação entre as micro e pequenas empresas, o Sebrae está promovendo, ao longo deste mês, que marca o Mês da Inovação, uma série de palestras e cursos online, em áreas como inteligência artificial e digitalização dos negócios. Segundo a entidade, mais de 19 mil pessoas já se inscreveram e estão acompanhando a programação, que tem 250 horas de conteúdo gratuito na internet. Os empreendedores interessados podem se informar melhor sobre a programação na página da Jornada da Inovação, criada pelo Sebrae.

Entre os principais desafios para os micro e pequenos empresários na atualidade está justamente digitalização dos serviços. A empresária Idalegugar Fernandes e Silva de Castro, mais conhecida como Guga Fernandes, montou a primeira indústria de vitaminas e minerais das regiões norte e nordeste do país em 2013. Até o ano de 2018 a empresa alcançava rentabilidade muito modesta por meio de pontos de vendas localizados em pontos estratégicos das cidades onde atuava. Após um treinamento no Sebrae, ela abandonou a ideia de vender em pontos físicos e automatizou o comércio para o digital, usando principalmente redes sociais. Além disso, contratou uma equipe de funcionárias para fazer a revenda.   

"Com nossa transformação, saltamos de um lucro de R$ 15 mil mensais para R$ 200 mil. Isso é incrível, levou tempo e amadurecimento. Através das jornadas de imersão no meu negócio eu desenvolvi uma visão macro. Mesmo sabendo dos produtos de alta qualidade que tinha, só pensava em vendas locais. Com as redes sociais podemos chegar muito mais longe, podemos vender para o Brasil e para o mundo”, analisa Guga. A presença consolidada nas redes sociais também permitiu que a empresária enfrentasse a crise econômica decorrente da pandemia com mais estabilidade. 

Notícias em Sergipe
Mais Notícias de Economia
Diego Souza
26/12/2025 17h23 Governo de Sergipe lança edital para captação de patrocínio do Arraiá do Povo 2026
Marcello Casal JR/ Agência Brasil
26/12/2025 16h10 Governo de Sergipe divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais
Rovena Rosa/ Agência Brasil
26/12/2025 07h51 Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal
Tomaz Silva/ Agência Brasil
26/12/2025 07h36 Mega da Virada: veja o que dá para comprar com prêmio de R$ 1 bilhão
Igor Matias
25/12/2025 19h00 Empresas dos setores têxtil, de calçados e vestuário têm benefício fiscal prorrogado
F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado