Sergipe lidera crescimento no setor de serviços no Brasil com aumento de 21%
Segundo IBGE, estado apresentou maior variação na comparação entre 2023 e 2024 Economia 12/12/2024 08h56 - Atualizado em 12/12/2024 09h00 |Sergipe foi o estado que mais cresceu no Índice de Receita Nominal de Serviços entre outubro de 2023 e 2024, com alta de 21%, superando a média nacional de 9,6%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referentes ao mês de outubro, divulgados pela Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11).
No Índice de Volume de Serviços, o estado registrou um aumento de 17,4%, acima da média de 6,3%. Sergipe apresentou uma variação de 3,8% entre setembro e outubro de 2024, superando a média nacional de 1,1%. No acumulado de 2024, o estado ocupa a 2ª posição nacional, atrás apenas do Amazonas.
O Índice de Receita Nominal de Serviços foca no valor monetário das vendas no setor, sem ajuste para inflação. Já o Índice de Volume de Serviços mede a quantidade física de vendas, eliminando o efeito de preços. O destaque nacional em ambos os índices demonstra que Sergipe vive um momento de confiança na economia, evidenciado tanto pelo otimismo dos investidores quanto pela recuperação do poder de compra dos consumidores.
Para o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, esse desempenho positivo é atribuído a um ambiente econômico favorável, que tem sido impulsionado por políticas públicas estaduais. "Nós nos destacamos mais uma vez no setor de serviço, como maior crescimento no Brasil em alguns indicadores, demonstrando que a população de Sergipe está consumindo cada vez mais e está melhorando a sua qualidade de vida", afirmou.
Com informações do Governo de Sergipe.




