Vazamento de óleo atinge plataformas de Sergipe
Economia 24/04/2015 16h37 |Por Marcio Rocha
Técnicos da Petrobras detectaram um vazamento em um duto de ligação entre as plataformas marítimas de extração de petróleo na bacia de extração de Sergipe e Alagoas, entre as plataformas PCM-5 e PCM-6, despejando 7 mil litros de óleo no mar.
De acordo com informações da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o vazamento aconteceu na quinta-feira (23), a 16 quilômetros de distância do litoral de Aracaju. O vazamento foi contido e quatro plataformas marítimas tiveram a produção interrompida.
De acordo com o representante do Sindicato dos Petroleiros de Alagoas e Sergipe (Sindipetro), Stoessel Chagas, o Toeta, as unidades paralisadas devem voltar à atividade neste sábado (26), depois dos reparos na tubulação danificada.
“Os pequenos vazamentos nessas plataformas são constantes, por falta de manutenção", declarou Chagas, explicando que a Petrobras precisou vedar o duto com equipamento chamado de braçadeira, no jargão do setor. "A gente brinca aqui que o número de braçadeiras é maior que a tubulação”, informou.
Segundo a ANP, o vazamento foi considerado de pequeno porte e já foi contido pelos técnicos. A Autoridade Naval está acompanhando o processo de dispersão da mancha de óleo sobrevoando a região em que o petróleo vazou.


Sergipe, junto do DF e do Amazonas, registrou maiores crescimentos entre os estados

Na véspera, o dólar terminou a sessão em queda de 0,27%, cotado a R$ 5,392. Ibovespa subiu 0,56%, aos 143,1 mil pontos, e bateu recordes

Laranja se destaca com aumento de 94% no valor de produção; milho segue líder no estado

Estado teve alta de 11,7% em 12 meses, acima do país e alinhado ao avanço do Nordeste

Plano estadual prevê produção diária de 18 milhões de m³ de gás e consulta pública vai até 12 de outubro