Expansão agrícola ameaça macaco que vive apenas na Caatinga
Estudo revela que mais da metade do habitat do guigó-da-Caatinga foi tomada por agricultura e áreas degradadas Entretenimento | Por Metrópoles 05/10/2025 15h00 |A Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, abriga espécies que não existem em nenhum outro lugar do mundo. Uma delas é o guigó-da-Caatinga, um macaco dependente das florestas locais, agora sob ameaça crescente.
Um novo estudo publicado na revista Regional Environmental Change nessa terça-feira (30) mostra que a expansão agrícola e a degradação florestal colocam em risco a sobrevivência da espécie, já classificada como criticamente ameaçada de extinção.
A pesquisa foi conduzida por especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Os resultados reforçam a urgência de medidas de conservação, como recuperação florestal e criação de novas áreas protegidas, para garantir o futuro do guigó-da-Caatinga.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.





