Sergipe participa do 3º Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba
Evento será transmitido virtualmente em formato de live, no próximo dia 12 Entretenimento 09/12/2020 11h01 - Atualizado em 09/12/2020 17h38 |Em 2019, Sergipe participou pela primeira vez do evento, que aconteceu simultaneamente em 23 cidades de 17 estados do Brasil e mais três países. Na Praça General Valadão, mais de 30 mulheres, entre cantoras e instrumentistas, se reuniram numa grande roda de samba, com presença massiva do público.
“Foi um momento emocionante, em que celebramos a união de mulheres artistas e todo o incentivo que o público nos deu. O processo colaborativo entre tantas artistas e grupos diferentes foi engrandecedor e rendeu lindos frutos, que colhemos até hoje. Uma rede de apoio se criou e passamos a nos fortalecer umas nas outras cada dia mais”, avalia Mayra Félix, cantora, compositora e empreendedora.
Este ano, o evento será realizado em formato reduzido e em ambiente controlado, no Parêa Culinária Artesanal. A céu aberto, o Encontro acontecerá com as medidas preventivas de distanciamento social entre as integrantes, segundo conta Cláudia Cristine, do Grupo Samba de Moça Só, que está à frente do evento em Sergipe.
“Estamos pensando em estratégias para garantir segurança para todas nós, sem abrir mão da nossa adesão ao movimento, que acontece em todo o país. A força é grande e a simbologia, ainda maior, no que se refere ao fomento do empoderamento feminino e da ocupação de espaços pela mulher, na música e no samba, reafirmando a importância da valorização da mulher artista no nosso Estado”, conta a percussionista e uma das organizadoras do Encontro.
Além do grupo Samba de Moça Só [Rayra Mayara, Pétala Tâmisa, Cláudia Cristine e Gislene Souza] e de Mayra Félix, participarão da roda Thaty Menezes [apresentação], Maria Cristina, Anne Carol, Day Royala, Lari Lima, Rebecca Melo, Táia, Mamah, Camilla Campos, Willyane Corumba, Celda Fontes, Letícia Sambalê, Carol Schmidt, Victoria Oduma e Elis Correia, proprietária do Parêa Culinária Artesanal, que sediará o evento. O local, que abriga as delícias do Projeto Ilê Akará, já fez tradição com a realização de uma programação musical semanal, sempre às quartas-feiras, prioritariamente protagonizada por mulheres. “Desde que abrimos as portas da nova sede, minha esposa Raissa e eu assumimos o compromisso de contribuir no fortalecimento das mulheres artistas da nossa terra, em especial, as mulheres pretas. Com todas temos uma relação de grande parceria, sonoridade e espírito colaborativo. Por isso, neste momento, nada mais justo que oferecermos o nosso espaço, que além de tudo é a céu aberto, para a realização da Roda desse ano”, afirma Elis.Para quem desejar contribuir com o evento, foi aberta uma campanha de financiamento coletivo basta clicar aqui. Quem doar a partir de R$ 75 concorrerá ao sorteio de duas mesas, com quatro lugares cada, para as únicas oito pessoas que poderão assistir presencialmente ao evento. O sorteio será realizado ao vivo no dia 11 de dezembro, às 21h, pelo Instagram @sambademocaso. No dia 12, o evento será transmitido pelo Facebook do evento Nacional e pelo Youtube do Grupo Samba de Moça Só.





