Bolsonaro deve barrar indicação de André Moura para direção da Anvisa | F5 News - Sergipe Atualizado

Bolsonaro deve barrar indicação de André Moura para direção da Anvisa
Pelo Twitter, presidente eleito diz que Agência será ocupada por perfil técnico
Política | Por F5 News 24/12/2018 11h30 - Atualizado em 24/12/2018 12h04 |


O presidente eleito Jair Bolsonaro, disse pelo Twitter no domingo (23) que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será ocupada por alguém com “perfil técnico”, característica destacada por Bolsonaro na rede social ao escrevê-la em caixa-alta.

No começo da semana passada, o deputado federal André Moura (PSC-SE) foi indicado para a direção do órgão federal pelo presidente Michel Temer, de quem o sergipano é líder no Congresso Nacional. Mas a indicação deve ser barrada pelo presidente eleito. 

O futuro ministro da Saúde, deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), afirmou ao jornal o Globo que Moura não tem o perfil que o governo Bolsonaro busca para este tipo de função.

Na quarta-feira (19), a senadora Marta Suplicy (sem partido/SP), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado afirmou, em nota divulgada à imprensa, que a indicação de André Moura para a uma diretoria na Anvisa não seria apreciada por estar "fora dos critérios técnicos e éticos".

Segundo o presidente eleito, o caráter técnico é “algo que infelizmente é SECUNDÁRIO diante da importância da agência”. Bolsonaro definiu a Anvisa como um “órgão que terá o merecido valor para o desenvolvimento da medicina e outras responsabilidades” em seu governo.

A Anvisa é uma agência reguladora,  vinculada ao Ministério da Saúde, que exerce o controle sanitário e a aprovação de todos os produtos e serviços (nacionais ou importados) submetidos à vigilância sanitária, tais como medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, derivados do tabaco, produtos médicos, sangue, hemoderivados e serviços de saúde. Ela também atua no monitoramento e na fiscalização de ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados à saúde.

O deputado federal, que não terá mandato a partir de 2019, não comentou o assunto até a publicação desta notícia. O espaço está aberto para manifestações.

*Com informações do Globo e Agência Brasil

Mais Notícias de Política
Hugo Barreto/Metrópoles
14/09/2025  10h28 Condenado, Bolsonaro vai a hospital em comboio policial
Moraes autorizou ida do ex-presidente ao hospital, em Brasília, para procedimento cirúrgico. É a primeira saída desde a condenação
Antonio Augusto/STF
12/09/2025  12h01 Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
Condenados podem recorrer da decisão
Joedson Alves/Agência Brasil
12/09/2025  07h30 Bolsonaro e aliados deverão pagar R$ 30 milhões pela depredação no 8/1
Condenados deverão ajudar a pagar prejuízos de vândalos
Reprodução
11/09/2025  17h58 Senador Laércio destinou R$ 800 milhões para Sergipe
Valor foi investido em saúde, infraestrutura, segurança, agricultura e geração de emprego
Luis Nova/Especial Metrópoles
11/09/2025  17h31 Entenda quais recursos Bolsonaro pode apresentar se condenado
Possibilidade de apresentação de recursos depende de resultado final do julgamento na Primeira Turma do STF

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado